Coluna grega em ruínas - Shutterstock
Grécia Antiga

Ruínas de cidade da Grécia Antiga estão à venda. Preço: US$ 8,3 milhões

Ruínas de Bargylia, cidade com origem lendária, procuram por um comprador. Mas a intenção é das melhores

Thiago Lincolins Publicado em 17/05/2018, às 16h00 - Atualizado às 18h32

A antiga cidade grega de Bargylia, atual Bogazici, na Turquia, foi colocada à venda por 35 milhões de liras turcas (cerca de R$ 29 milhões). A decisão foi tomada na intenção de afastar ladrões de artefatos e, ao mesmo tempo, evitar a decadência total do local.

A área é uma propriedade privada desde 1927. No entanto, se parece mais com uma cidade fantasma. Os restos de um mosteiro abandonado na área, por exemplo, servem hoje de pasto para vacas e abrigo de galinhas. 

As ruínas da cidade Wikimedia Commons

Além disso, a propriedade é alvo de ladrões de artefatos, um fato que preocupa os arqueólogos. “Nós ouvimos os sons dos ladrões de tesouros à noite, mas não podemos fazer nada por medo”, diz um morador em entrevista ao jornal Hurriyet.  

Como a cidade nunca passou por escavações arqueológicas significantes, não se sabe quais artefatos estão perdidos pelo local. Todavia, o lugar, que, nas lendas, foi fundado pelo herói grego Belerofonte, tem um anfiteatro subterrâneo, uma necrópole antiga e muralhas. Além disso, estava localizado próximo do grande Templo de Ártemis. 

Mato crescendo em volta de antigas colunas Wikimedia Commons

Bargylia é classificada como um sítio arqueológico nível um, o que impede construções na propriedade. Assim, os arqueólogos anseiam que o Ministério da Cultura e Turismo efetue a compra para proteger as riquezas arqueológicas e impedir que outro possível comprador rebaixe esse status e transforme o local em um resort.

Turquia arqueologia Grécia Antiga Belerofonte Bargylia Venda

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro