Imagem ilustrativa de prisão - Foto por falco via Pixabay
Rússia

Cidadão americano é condenado a 15 anos de prisão por espionagem na Rússia

Nascido na Rússia com cidadania americana, Gene Spector foi condenado a 15 anos de prisão no país de Putin por espionagem; entenda!

Éric Moreira Publicado em 24/12/2024, às 10h14

Nesta terça-feira, 24, um tribunal de Moscou, capital russa, condenou um cidadão dos Estados Unidos a 15 anos de prisão. Conforme divulgado pela agência de notícias estatal RIA Novosti, o homem, Gene Spector, foi preso por espionagem.

Nascido na Rússia, Spector mudou-se para os Estados Unidos e recebeu inclusive cidadania. Anteriormente, ele já havia sido condenado a quatro anos de prisão na Rússia, acusado de atuar como intermediário em um suborno.

Um veículo russo independente, Media Zona, tinha um jornalista dentro do tribunal do julgamento de Spector, que relatou que o cidadão americano foi condenado a 13 anos em uma colônia penal de segurança máxima. Porém, a acusação anterior de suborno foi considerada no caso, e sua sentença foi aumentada para 15 anos, além de ele receber uma multa de 14.116.805 rublos (cerca de US$ 140.500 na cotação atual).

Vale mencionar que, em 2020, Gene Spector se declarou culpado de mediar subornos para uma ex-assessora do ex-vice-primeiro-ministro russo Arkady Dvorkovich, Anastasia Alekseyeva. Antes disso, ele também foi presidente do conselho de diretores do Medpolymerprom Group, um grupo especializado em medicamentos contra o câncer.

Americanos condenados

Gene Spector é apenas um entre vários cidadãos estadunidenses que foram condenados à prisão na Rússia neste ano. Anteriormente, por exemplo, um homem de 72 anos chamado Stephen Hubbard, natural de Michigan, foi condenado a quase sete anos de prisão em outubro, por supostamente lutar como mercenário pela Ucrânia, repercute a CNN.

Outro cidadão americano de origem russa, Robert Woodland foi condenado em julho a 12 anos e seis meses em uma colônia penal de segurança máxima, com acusações relacionadas a drogas.

E no último mês, também chamou grande atenção internacional a prisão de Evan Gershkovich, um repórter do Wall Street Journal que foi condenado a 16 anos de prisão, também acusado de espionar para a CIA enquanto trabalhava na cidade de Yekaterinburg em março do ano passado. Porém, vale mencionar que ele já foi libertado, em agosto deste ano, em uma troca de prisioneiros entre a Rússia e o Ocidente.

Mundo Rússia notícias Espionagem prisão americano cidadão

Leia também

Idosa de 91 anos se forma no ensino médio: 'Nunca deixei de sonhar'


O Auto da Compadecida 2 estreia nos cinemas brasileiros


Tese de suicídio e 20 facadas: Caso Ellen Greenberg será reaberto nos EUA


Terracota: Arqueólogos fazem descoberta rara no mausoléu do imperador Qin


Arqueólogos desvendam o local de batalha de Alexandre, o Grande


'Estou chocado': Professor estrangeiro se impressiona com SUS no Brasil