Segundo Amir Khan Muttaqi, encontro acontecerá em Doha e tratará de problemas presentes no país asiático
Fabio Previdelli Publicado em 12/10/2021, às 10h43
Após um primeiro encontro com representantes americanos, o chanceler afegão Amir Khan Muttaqi informou que uma delegação do Talibã se reunirá nesta terça-feira, 12, em Doha, com representantes da União Europeia (UE).
Muttaqi disse que o grupo já teve conversas com pessoas ligadas ao governo alemão e o parlamento britânico durante um encontro realizado no Centro de Conflitos e Estudos Humanitários do Catar.
"Amanhã [terça-feira] nos reuniremos com representantes da UE. Tivemos reuniões positivas com representantes de outros países", afirmou o chanceler, segundo a AFP.
"Queremos ter uma relação positiva com todo o mundo. Acreditamos em relações internacionais equilibradas. Acreditamos que essas relações equilibradas podem salvar o Afeganistão da instabilidade", completou.
Nabila Masrali, representante da UE, confirmou o encontro e informou que representantes americanos também estarão presentes. "Trata-se de um intercâmbio informal, de nível técnico. Não constitui um reconhecimento do 'governo interino'".
Masrali disse que o encontro deverá "permitir que os Estados Unidos e os europeus discutam problemas" que estão acontecendo — ou podem acontecer — no Afeganistão. Entre os assuntos a serem tratados estão temas como os direitos das mulheres; a liberdade e acesso para uma ajuda humanitária a quem queira deixar o país; e como evitar que o Afeganistão se torne um santuário de grupos terroristas.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro