Um estudante de arqueologia realizou a incrível descoberta para seu trabalho de mestrado
Alana Sousa Publicado em 19/07/2020, às 11h30
Uma tese de mestrado do estudante de arqueologia da Universidade Ártica da Noruega, Tor-Kjetil Krokmyrdal, revelou um centro de comércio viking na Noruega, até então, desconhecido. O antigo local é datado do ano 800, e está localizado em Sandtorg, no município de Harstad.
Krokmyrdal conta que sempre ficou curioso em descobrir se o centro realmente existia, já que era mencionado em obras renomadas de sua área, mas ninguém jamais havia encontrado alguma evidência. Até que, ao começar a escavar a região os objetos vieram à tona.
Essa é a primeira descoberta de que a vila de Sandtorg estava sendo usada pelos vikings na Idade Média, algo que não surpreendeu o estudante. “A localização é muito estratégica em termos de troca. A corrente em Sandtorg é realmente forte, e todos os viajantes teriam que esperar até que a corrente mudasse antes que pudessem continuar sua jornada”, contou ele.
“Essa descoberta significa que, a partir de agora, os pesquisadores precisam repensar como as sociedades e o comércio funcionava nessa região na Era Viking e na Idade Média", afirmou a arqueóloga Marte Spangen, que supervisionou Krokmyrdal em seu trabalho.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro