Ilustração da espécie Glikmanius careforum, um dos tubarões descobertos - Reprodução/NPS/Benji Paynose
Tubarão

Cemitério de tubarões de 325 milhões de anos com novas espécies é descoberto

No local, duas novas espécies foram identificadas pelos pesquisadores do estudo como primos antigos dos tubarões modernos comuns

Isabelly de Lima Publicado em 08/02/2024, às 11h08

Duas novas espécies de tubarão foram identificadas por pesquisadores, revelando primos antigos dos tubarões modernos. Troglocladodus trimblei e Glikmanius careforum são os nomes dessas descobertas recentes, detalhadas em um estudo publicado na revista Journal of Vertebrate Paleontology.

Estudos sugerem que T. trimblei e G. careforum habitaram a Terra há aproximadamente 325 milhões de anos em áreas próximas à costa do Kentucky e do Alabama, nos Estados Unidos. Essas criaturas marítimas ocuparam uma região que existia antes da formação da Pangeia, desaparecendo com a união dos continentes.

A descoberta dessas novas espécies foi possível graças a dentes fossilizados encontrados no norte do Alabama e no Mammoth Cave, o maior sistema de cavernas do mundo, localizado no estado de Kentucky. A preservação de fósseis nesse ambiente vasto e estável foi crucial para a identificação desses tubarões pré-históricos.

De acordo com o paleontólogo John-Paul Hodnett, esses dentes fossilizados, encontrados nas passagens do Mammoth Cave, parecem ter saído da boca do tubarão recentemente, dada a preservação excepcional do local, segundo a Galileu.

Elas [as passagens do Mammoth Cave] têm vários e vários tubarões fossilizados”, contou o paleontólogo em entrevista ao site Live Science. “Em um ambiente tão estável, parece que essas coisas [dentes] saíram da boca do tubarão ontem.”.

Características em comum

Ambas as espécies, estimadas em cerca de 3 a 3,6 metros de comprimento, provavelmente se comportavam de maneira semelhante aos tubarões modernos, como os tubarões-limão. T. trimblei possuía dentes bifurcados, enquanto G. careforum tinha uma mandíbula adaptada para alimentar-se de tubarões menores, peixes ósseos e orotocones, antigos parentes da lula.

Além disso, destaca-se que Troglocladodus trimblei representa não apenas uma nova espécie, mas também um novo gênero, segundo o Parque Nacional Mammoth Cave através de nota. O fóssil de Glikmanius careforum sugere que esse tipo de tubarão surgiu 50 milhões de anos antes do que se pensava anteriormente.

descoberta pesquisa estudo cemitério animal mar Tubarão Milhões primo

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro