Com uma tecnologia que registra com detalhes o interior das cavernas, será possível fazer uma "viagem virtual"
Wallacy Ferrari Publicado em 16/09/2023, às 10h00
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, um dos locais mais analisados por geólogos e estudiosos da História no país, com sítios arqueológicos contando até mesmo com artes rupestres pré-históricas, atualmente está passando por um inédito processo de escaneamento detalhado, como revelou o programa 'Globo Repórter', da TV Globo, transmitido na noite da última sexta-feira, 15.
Por lá, um equipamento que mistura captura de fotografias em 3D com a identificação de sinuosidades usando um laser possibilita um escaneamento detalhado do interior das cavernas, tendo como meta mapear virtualmente todo o parque e compartilhar o conhecimento local sem a interferência humana presencial, que pode prejudicar as grutas.
Além disso, o geólogo Carlos Grohmann e o engenheiro Alexandre Lobo revelaram ao jornalístico que o resultado poderá também ser usado para exposições interativas e que deverá estar ao alcance de todos gratuitamente pela internet. A previsão de conclusão e início da exposição é em 2024, ressaltou Carlos.
Ambos os pesquisadores trabalham em cooperação através do Projeto Natureza Subterrânea, que também compartilha em suas redes sociais diversos registros e conhecimentos de espeleologia, a ciência responsável pelos estudos de cavernas, além de divulgarem atualizações e novas imagens de Peruaçu.
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza