O presidente Lech Kaczynski - Getty Images
Mundo

Causa do acidente aéreo que matou presidente polonês em 2010 é descoberta

A resposta foi dada por uma comissão responsável pelas investigações do acidente

Redação Publicado em 12/04/2022, às 14h21 - Atualizado às 14h22

O acidente aéreo que provocou a morte do presidente polonês, Lech Kaczynski, há doze anos finalmente teve sua causa revelada. A tragédia se deu no dia 10 de abril de 2010, na cidade russa de Smolensk.

De acordo com a comissão responsável pelas investigações, o avião de modelo Tupolev Tu-154 portava duas bombas em seu interior, que explodiram "na fase final do voo", conforme divulgado.

Segundo a AFP, o Partido Direito e Justiça (PiS) do irmão gêmeo de Lech, Jaroslaw Kaczynski, já defendia há vários anos a hipótese de uma explosão.

A tese, no entanto, foi excluída pela comissão de investigação anterior, criada pelo governo liberal de Donald Tusk. Esta, por outro lado, apontou que a aeronave teria sofrido com más condições meteorológicas e que os pilotos poloneses e controladores aéreos russos teriam cometido falhas.

Conforme a fonte, o relatório publicado hoje indica que os artefatos explosivos podem ter sido colocados no avião enquanto o mesmo passava por reformas em Samara, na Rússia. Além disso, o documento acusa os controladores aéreos russos de terem transmitido informações falsas aos pilotos poloneses de forma intencional.

notícias avião presidente Polônia explosão acidente causa caiu

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro