Cristian Cravinhos - Reprodução
Christian Cravinhos

Caso Richthofen: Cristian Cravinhos pede regime aberto, mas Justiça determina teste

Condenado a 38 anos de prisão pelos assassinatos dos von Richthofen, Christian é o único que ainda não está em regime aberto; entenda!

Fabio Previdelli Publicado em 15/10/2024, às 10h10

Condenado a 38 anos de prisão pelos assassinatos de Manfred e Marísia von Richthofen, em 2002, Cristian Cravinhos e sua equipe de advogados entraram com um pedido na Justiça para a progressão de pena para o regime aberto. No entanto, foi determinado que Cravinhos seja submetido a um teste psicológico antes de sua possível soltura. 

+ Suzane von Richthofen: como foi desvendado o crime que chocou o Brasil?

Atualmente, Cristian cumpre regime semiaberto na penitenciária P2 de Tremembé, ele é o único dos três condenados ainda em tal estágio de detenção. Suzane von Richthofen, filha do casal e mandante dos crimes, foi condenada a 39 anos, mas está em regime aberto desde janeiro de 2023. Já Daniel Cravinhos, irmão de Christian e um dos responsáveis pelo crime, pegou 38 anos e 11 meses e está em regime aberto desde 2018

Conforme relatado pelo UOL, para que consiga a progressão de pena, a juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani determinou que Cristian passe pelo teste de Rorschach — usado para interpretar a personalidade de uma pessoa. 

A magistrada explicou a decisão, visto que é preciso ter cautela com Cravinhos, que já se beneficiou do regime aberto, mas voltou a cometer crimes. Ele foi 'solto' em 2017 e, no ano seguinte, voltou a ser preso após ser acusado de agredir sua ex-esposa, portar uma arma de fogo e tentar subornar policiais. 

Ministério Público contrário

Após o pedido feito por Cravinhos, o Ministério Público de São Paulo se mostrou contra a progressão de pena de Cristian e chegou a emitir um parecer. No documento, o promotor Alexandre Mafetano aponta que o réu cometeu três faltas disciplinares, sendo duas consideradas graves e uma média

Por fim, o parecer destaca que o histórico de Christian Cravinhos "deixa dúvidas sobre a sua aptidão para experimentar regime mais brando".

"Bem como sobre a sua consciência social e moral, além de precisar amadurecer e conscientizar-se sobre seus atos, conseguindo, sobretudo, ter percepção da gravidade dos mesmos", finaliza os documentos.
notícias assassinato Crimes Justiça regime aberto caso von Richthofen Cristian Cravinhos progressão de pena

Leia também

Caso Odebrecht: Ex-presidente do Peru é condenado a 20 anos por corrupção


Quiromante leu mão de John Lennon e previu seu assassinato, revela livro


O 'presente especial' que Elizabeth II não conseguiu entregar à bisneta


Por que sequência de 'Gladiador' substituiu ator que interpretou Lucius?


Contêiner de carga é sugado por motor de avião nos EUA


Idosa sobrevive a 4 noites em floresta nos EUA graças a cadela de estimação