Ondas com mais de seis metros de altura vêm atingindo a costa sul do Havaí
Redação Publicado em 19/07/2022, às 10h00
Ondas gigantes, que chegam a mais de seis metros de altura, vêm atingindo a costa sul do Havaí desde o último final de semana, danificando residências e empresas, enchendo rodovias e, inclusive, destruindo casamentos.
Uma cerimônia que aconteceria na noite do último sábado, 16, teve que ser interrompida após um conjunto de grandes ondas inundar a região onde ocorreria o casamento. Mesas e cadeiras foram arremessadas contra os convidados, relataram testemunhas.
"Foi simplesmente enorme", disse Sara Ackerman, que estava presente no evento. “Eu estava filmando e então ele veio por cima da parede e aniquilou completamente todas as mesas e cadeiras.”
"Não era como uma situação de risco de vida de forma alguma", acrescentou ao jornal The Guardian. “Foi tipo, 'Oh meu Deus... o que vamos fazer? Onde vamos colocar as mesas?”'
Segundo a convidada, tudo aconteceu cerca de cinco minutos antes do casamento começar. Embora as ondas tivessem arruinado a organização, os recém-casados conseguiram trocar os votos e tudo foi arrumado depois.
“Fizemos a cerimônia e foi lindo, com todo o spray (do mar). O oceano era realmente selvagem. Então foi ótimo para as fotos”, afirmou Ackerman.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do Havaí, as ondas estão acontecendo devido a uma combinação de uma forte ondulação vinda do sul, com marés altas e um aumento no nível do mar geralmente ligado às mudanças climáticas.
“Ondas acima de 3,66 ou 4,57 m, essas se tornam extremamente grandes e muito raras de se ter”, explicou Chris Brenchley, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia em Honolulu. “É o maior em várias décadas.”
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro