Trechos de vídeo em que Carla Zambelli aponta arma de fogo para homem - Reprodução/Vídeo
Carla Zambelli

Carla Zambelli entrega arma usada em ameaça após decisão do STF

Mesmo após afirmar que rejeitaria decisão de entregar pistola, deputada cedeu o artefato para a Polícia

Redação Publicado em 28/12/2022, às 15h50

Quase dois meses depois da polêmica em que a deputada bolsonarista Carla Zambelli foi filmada apontando uma arma de fogo para um homem dentro de um estabelecimento em São Paulo, a parlamentar finalmente cumpriu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e entregou a pistola à Polícia Federal na última terça-feira, 27.

A determinação para que a pistola Taurus G3C de Zambelli fosse entregue partiu do ministro Gilmar Mendes. De acordo com a assessoria de imprensa da parlamentar, não houve uma intimação para que a arma fosse entregue, mas ainda assim ela cumpriu a decisão e, apesar disso, irá recorrer sobre ela.

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal / Crédito: Getty Images

 

Embora não tenha ocorrido a publicação oficial da decisão, Carla Zambelli procedeu com a entrega voluntária de sua pistola Taurus G3C 9mm às autoridades policiais. A deputada federal aguarda uma rápida apreciação de seu recurso, cuja defesa se encontra a cargo dos advogados Karina Kufa e Igor Suassuna. Zambelli ressalta que o porte de arma é essencial para sua proteção, em decorrência de diversos ataques e ameaças que recebe constantemente", publicou a assessoria em nota.

Além de ter solicitado a entrega da pistola, o ministro Gilmar Mendes também suspendeu a autorização de porte de arma de fogo de Zambelli, justificando que ela extrapolou para "além dos limites da autorização de legítima defesa" no momento em que apontou a arma para o homem, e afastou a "suposta defesa da honra" que alegava.

Atraso na entrega

A princípio, a entrega da pistola de Zambelli deveria ter ocorrido mais cedo, mas a parlamentar alegou que não conseguiria cumprir o prazo estipulado, 22 de dezembro, pois estava em uma "missão oficial" em outro país até a véspera do Natal. No entanto, quando o pedido do STF foi anunciado, a deputada já havia afirmado que "não há razão para entregar a arma uma vez que a decisão suspende o porte e não a posse."

Apesar disso, Zambelli realmente visitou, de acordo com a Câmara dos Deputados, o Parlamento italiano a convite do também deputado Dimitri Coin. Segundo informações do UOL, ela ainda deve palestrar no encontro das "comunidades brasileiras de Portugal e Espanha, a convite do Movimento Yes Brazil e da Revista Direita BR Europa."

Brasil notícias Política polêmica pistola Carla Zambelli STF Gilmar Mendes

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro