Peng Shuai em jogo no torneio de Wimbledon (2019) - Wikimedia Commons
Ásia

Campeã de tênis chinesa, Peng Shuai, acusa político de abuso sexual

A tenista fez sua acusação detalhada em um post já tirado do ar na rede social Weibo

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/11/2021, às 16h09

Nesta quarta-feira, 3, a estrela do tênis chinesa Peng Shuai publicou em seu perfil no Weibo, uma das maiores redes sociais na China, sobre o abuso sexual que haveria sofrido nas mãos de um dos políticos sêniores já aposentados: o antigo vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli, um grande aliado do atual presidente Xi Jinping.

Segundo seus relatos, a tenista visitou a casa de Gaoli pensando que iria jogar uma partida de tênis com ele, no entanto, ele a forçou a ter relações sexuais com ele. Durante o crime, o político mostrou-se com medo de que Shuai estivesse carregando um gravador e pudesse um dia fornecer provas.

“Só tenho minha experiência distorcida mas extremamente real”, observou a campeã de tênis sobre a falta de provas no post.

Na publicação, Peng Shuai reconhece que é uma acusação perigosa e que provavelmente não irá impactar a vida de Zhang Gaoli.

"Mesmo que seja como atirar um pedregulho em uma rocha, ou uma mariposa atacar uma chama e causar sua autodestruição, eu irei contar a verdade sobre você”, escreveu ela. 

Esta é a primeira vez em que acusações como de assédio sexual foram feitas publicamente um dos principais membros do governo chinês e já é possível observar consequências para a tenista. As informações são da cobertura do portal de notícias BBC.

Agora, a procura pelo nome de Peng Shuai na internet chinesa mostra buscas extremamente restritas, seu perfil está completamente censurado, e, além disso, o post da tenista é impossível de ser encontrado nas redes sociais da China.

abuso sexual Xi Jinping Me Too Chinês Zhang Gaoli Peng Shuai

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro