Em sua nova obra, José Theodoro Mascarenhas Menck narra a trajetória de Hipólito José da Costa e do Correio Braziliense
Redação Publicado em 20/02/2022, às 08h00
A Câmara dos Deputados lançou, na última quarta-feira, 16, o livro “A Imprensa no Processo de Independência do Brasil: Hipólito José da Costa, o Correio Braziliense e as Cortes de Lisboa de 1821”, do consultor legislativo José Theodoro Mascarenhas Menck.
A obra faz parte das comemorações promovidas pela instituição em referência ao bicentenário da Independência do Brasil, e está incluída na série de livros lançados desde 2017 para preservar a memória dos acontecimentos envolvidos nesse episódio histórico. Os relatos, documentos e fatos reunidos no livro resgatam as circunstâncias da criação da imprensa brasileira e seu papel no nascimento da nação.
A publicação descreve a trajetória de Hipólito José da Costa e do Correio Braziliense, considerado o primeiro jornal brasileiro e porta-voz das inquietações e aspirações da população. Além de apresentar a história da imprensa no Brasil, o livro revela as tensões e instabilidades da época em um país que, aos poucos, se reconhecia como sociedade independente e ansiava pela emancipação política.
Após o lançamento, a publicação já está disponível para compra ou download gratuito na página da Edições Câmara.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro