Os valiosos itens foram encontrados em um naufrágio espanhol de 1715, que estava carregado de prata
Caio Tortamano Publicado em 04/03/2020, às 13h47
Um caçador de tesouros dos Estados Unidos encontrou moedas antigas espanholas datadas do século 18 durante uma busca na Flórida. Jonah Martinez descobriu os itens de prata que tem um valor de aproximadamente 7 mil dólares (cerca de 31 mil reais).
Martinez vai frequentemente ao local conhecido como Costa do Tesouro por conta de seu passado curioso. Em 1715, 12 navios espanhóis tentavam retornar ao continente europeu quando foram atingidos por um furacão, fazendo com que 11 deles (carregados de prata) naufragassem.
Apesar do valor histórico — e monetário, podendo chegar a até 9 mil reais — o responsável pela descoberta não pensa em vendê-las. Até porque, em outras ocasiões, ele faturou quantias astronômicas, como quando encontrou quase trinta milhões de reais em ouro, e, em 2017, descobriu artefatos dos navios espanhóis naufragados em 1715.
As leis do estado da Flórida exigem uma autorização específica para que pessoas possam recuperar artefatos históricos debaixo da água. Porém, essa regra não se aplica ao local em que as moedas de prata foram encontradas, por serem públicas.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro