Imagem ilustrativa - Divulgação/Pixabay/Taken
Caça ao tesouro

A ‘caça ao tesouro’ dos bilionários na Groenlândia: ‘Depósito de níquel e cobalto’

Jeff Bezos, Michael Bloomberg, Bill Gates e outros estão financiando a exploração e a mineração na Groenlândia

Redação Publicado em 09/08/2022, às 10h31

Bilionários estão financiando uma grande “caça ao tesouro” na costa oeste da Groenlândia, em busca de minerais importantes que podem ajudar na transição para a energia verde enquanto o gelo derrete na região.

Nomes como Jeff Bezos, Michael Bloomberg e Bill Gates estão apostando na exploração e mineração da Ilha Disko da Groenlândia e da Península Nuussuaq, onde esperam encontrar minerais que possam alimentar os centenas de milhões veículos elétricos do mundo.

Segundo o Serviço Geológico da Dinamarca e da Groenlândia, é possível que a área abrigue reservas de carvão, cobre, ouro, elementos de terras raras e zinco, que estão sendo procuradas pela empresa de exploração mineral Kobold Metals, sediada na Califórnia, nos EUA, com apoio do clube bilionário.

À CNN Internacional, o CEO da Bluejay Mining, Bo Møller Stensgaard, explicou que esses minerais “fornecerão parte da solução para enfrentar esses desafios” apresentados pela crise climática.

“É uma preocupação testemunhar as consequências e impactos das mudanças climáticas na Groenlândia”, disse ele. “Mas, de um modo geral, as mudanças climáticas em geral tornaram a exploração e a mineração na Groenlândia mais fáceis e acessíveis”.

“Estamos procurando um depósito que será o primeiro ou segundo maior depósito de níquel e cobalto mais significativo do mundo”, ressaltou Kurt House, CEO da Kobold Metals, à publicação.

Crise climática

Ironicamente, a busca pelos minerais que podem colaborar para a transição para a energia verde está sendo facilitada pelo próprio aquecimento global, com o desaparecimento do gelo no Ártico em um ritmo sem precedentes.

“A grande preocupação com o gelo do Ártico é que ele está desaparecendo nas últimas décadas e prevê-se que desapareça totalmente em 20 a 30 anos”, afirmou o cientista da Nasa, Nathan Kurtz, especialista em gelo marinho, à CNN.

Ele acrescentou: “No outono, o que costumava ser a cobertura de gelo do Ártico durante todo o ano agora será apenas uma cobertura de gelo sazonal.”


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir

História exploração notícia Groenlândia mudança climática bilionário caça ao tesouro Mineração

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro