Cabeça de estátua grega de Hércules encontrada em naufrágio de 2000 anos - Divulgação/Antikythera Press Release: "Return to Antikythera 2022"/Nikos Giannoulakis
Naufrágio

Cabeça de estátua de Hércules descoberta em naufrágio de 2 mil anos na Grécia

Impressionante foi descoberta em nova expedição a embarcação estudada desde 1900

Éric Moreira Publicado em 21/06/2022, às 14h36

O chamado 'desastre de Anticítera' foi um evento ocorrido há cerca de 2 mil anos, no século 1 a.C., em que um navio de mercadorias afundou após colidir contra rochas, no noroeste da ilha de Creta, na costa de Anticítera, na Grécia.

A embarcação conta com quase 40 metros de comprimento e é estudada desde 1900, época inclusive em que o resto do corpo da estátua de Hércules foi encontrado, de acordo com a Revista Galileu.

O anúncio de descoberta da cabeça de Hércules foi feito no site do projeto 'Return to Antikythera' (Retorno à Anticítera, em português) — que atualmente é coordenado pela Universidade de Genebra, na Suíça — nesta segunda-feira, 20. Mesmo depois de mais de 100 anos da descoberta do naufrágio, diversos novos tesouros e artefatos são encontrados na embarcação.

Cabeça de estátua grega de Hercules encontrada em naufrágio em Anticítera / Divulgação/Antikythera Press Release: "Return to Antikythera 2022"/Nikos Giannoulakis

 

Outras descobertas

O navio naufragado também é conhecido por possuir outro dispositivo muito interessante, que os cientistas acreditam ser uma espécie de computador analógico, sendo assim o computador mais antigo da história. Chamado de Máquina de Anticítera, o aparelho era usado para prever eclipses e rastrear os movimentos do Sol, da Lua e de estrelas.

A última investigação pelo local aconteceu entre 23 de maio e 15 de junho de 2022, que era a segunda etapa da pesquisa arqueológica submarina do naufrágio. O programa tem como objetivo formular um entendimento mais claro e apurado sobre o navio naufragado, assim como sua rota, carga e condições dos destroços, e se estenderá até 2025.

curiosidades Grécia notícias arqueologia estátua Anticítera cabeça oceano Hércules Creta

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro