O objeto foi encontrado em uma garagem na Inglaterra e pode ter sido usado no palácio do imperador Qianlong
Isabela Barreiros Publicado em 24/09/2020, às 13h37
Segundo a BBC, um bule chinês muito antigo e raro foi vendido por £ 390k, o que dá por volta de 2.748 milhões de reais, em um leilão que ocorreu hoje. O artefato havia sido encontrado na garagem da casa de um operário de construção, de 51 anos, no condado de Derbyshire, Inglaterra.
De acordo com avaliadores, o item de 8,5 centímetros de altura pode datar do século 18 e ter sido usado como uma jarra de vinho no palácio do imperador Qianlong, na China. Considerada uma descoberta rara e impressionante, o valor obtido com a peça ainda foi surpreendente.
Os organizadores do leilão acreditavam que o bule chegaria a alcançar um preço entre £ 20.000 e £ 40.000, mas ele chegou a muito mais que isso, conforme informou a casa de leilões Hansons.
O homem responsável pela descoberta encontrou o item enquanto arrumava e limpava a sua garagem, devido ao maior tempo em casa causado pelo isolamento social na região. Durante muito tempo, o bule ficou em uma caixa escondida.
Segundo o operário de construção, seu avô trouxe o artefato da China, após passar um período no país durante a Segunda Guerra Mundial. O proprietário da Hansons Auctioneers, Charles Hanson, disse: “É realmente surpreendente encontrar uma jarra de vinho do imperador em uma casa em Derbyshire”.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro