Bruce Willis durante Comic Con San Diego - Getty Images
Bruce Willis

Bruce Willis disfarçou a demência com método em filmes recentes

O ator Bruce Willis foi diagnosticado com demência e o anúncio público ocorreu na última quinta, 16

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 20/02/2023, às 17h55 - Atualizado em 21/02/2023, às 10h01

Nos últimos dias, o astro de Hollywood, o ator Bruce Willis, 67, recebeu um diagnóstico de demência, que fora confirmado na última quinta-feira, 16, por sua família. No entanto, o ator já apresentava alguns sintomas da doença durante as gravações de filmes recentes.

A imprensa internacional informou que Willis tentava esconder a condição o máximo que conseguia. O ator revelou há quase um ano que estava com afasia, e um dos sintomas principais da doença é a dificuldade neurolinguística.

Exatamente por isso, o astro costumava ficar confuso nos sets de filmagem, e tentava como podia evitar cenas que continham muitas falas, pois não conseguia se lembrar de tudo com exatidão.

Táticas na produção

Segundo o jornal Los Angeles Times, via Folha de S. Paulo, antes do início das gravações do longa ‘Fuga da Morte’, de 2021, o diretor da produção já havia requerido a redução do papel de Bruce no filme, assim como pediu a abreviação dos diálogos do ator.

Willis criou alguns métodos na tentativa de driblar o esquecimento das falas, que era usar fones de ouvido escondidos, a fim de se concentrar melhor na sua parte das falas. O ator já havia anunciado sua aposentadoria dos sets em março do ano passado, antes da declaração oficial sobre a demência, pois queria se dedicar à família.

doença ator Demência Astro afasia 'Bruce Willis'

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro