Após a morte de Philip nesta sexta, 9, primeiro-ministro britânico se pronuncia
Vinicius Barbosa, supervisionado por Thiago Lincolins Publicado em 09/04/2021, às 11h13
Após a morte de Philip o primeiro-ministro britânico Boris Johnson se pronunciou nessa manhã de sexta-feira, 9, em Londres, demonstrando apoio à família real e gratidão pela vida do Conde de Edimburgo — outro título de Philip — que faleceu no Castelo de Windsor, em Berkshire, na Inglaterra. As informações são da agência de notícias de Reuters.
De luto e em frente à sua residência, Johnson disse que Philip "ajudou a orientar e conduzir a monarquia, para que permanecesse uma instituição indiscutivelmente vital para o equilíbrio e a felicidade da vida do Reino Unido".
O ministro continuou: "Philip moldou e inspirou a vida de inúmeras pessoas" e afirmou que sempre irá se lembrar do apoio que o príncipe deu ao longo de todos esses anos de união com a rainha Elizabeth II — "Nós nos lembramos do Duque, acima de tudo por seu apoio constante à Sua Majestade a Rainha, não apenas como seu consorte, ao seu lado, todos os dias de seu reinado, mas como seu marido, sua força e permanência de mais de 70 anos".
Boris ofereceu condolências à família real e, em nome de toda a nação agradeceu toda a dedicação de Philip e trabalho extraordinário feito para o país. Lembrou que o príncipe foi um dos mais longevos consortes da história britânica e, provavelmente uma das últimas pessoas a combater a Segunda Guerra Mundial. Seu legado foi destacado pelo prêmie, dizendo que foi um "ambientalista e um campeão do mundo natural muito antes de estar na moda".
Por fim, Boris Johnson pediu aos cidadãos do Reino Unido que meditassem em memória ao príncipe e pelo bem da família — "É para Sua Majestade e sua família que os pensamentos de nossa nação devem se voltará hoje", disse.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro