Embarcação pertenceria ao período entre 1.500 e 2.000 anos atrás
Ingredi Brunato, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 12/04/2022, às 10h55
Uma pesquisa realizada na comuna de Kvinesdal, localizada no sul da Noruega, foi capaz de encontrar um barco viking sob a terra através da utilização de um Radar de Penetração do Solo (GPR). O objeto tem entre 8 e 9 metros, segundo determinou a tecnologia geofísica não invasiva.
Vale mencionar aqui que o enterro de embarcações era um costume comum para os povos que viveram na região entre a Idade do Ferro e a Era Viking.
A descoberta foi feita pelo Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) durante a preparação para a construção de uma avenida no local, e marcou o primeiro enterro de barco já encontrado naquela área.
A princípio, a partir da análise do solo ao redor do achado, os especialistas acreditam que o artefato tenha entre 1.500 e 2.000 anos de idade.
Isso é incrivelmente emocionante. Tanto encontrar tal descoberta, como ver a forma como o uso do georadar (GPR) nos dá a oportunidade de explorar e documentar a história cultural através de métodos novos e emocionantes", afirmou Jani Causevic, arqueóloga envolvida na pesquisa, conforme repercutido pelo Heritage Daily.
O próximo passo do estudo será trazer a embarcação à superfície para maiores investigações.
Veja abaixo um vídeo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) mostrando mais imagens da descoberta:
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório