A descoberta foi feita durante uma obra para proteger a cidade de inundações
Isabela Barreiros Publicado em 31/12/2020, às 07h00
Ruínas de banhos romanos impressionantes foram descobertas durante uma obra realizada bem no coração de Amã, capital da Jordânia. A construção tem como intuito instalar um grande sistema de drenagens na cidade, o que iniciou um debate notório.
“Amã era uma das maiores cidades romanas e tem uma das maiores termas. Onde se escava em Amã encontram-se antiguidades”, disse Yazid Elayan, chefe do Departamento de Antiguidades da Jordânia.
Acredita-se que as fornalhas identificadas no local tenham sido as primeiras desse tipo já encontradas na região, aumentando ainda mais a sua importância. Elas evidenciam a técnica antiga usada no sistema de aquecimento dos romanos.
Agora, um comitê governamental terá que decidir se a obra será continuada na região, mesmo com a antiguidade recentemente descoberta, ou se será necessário construir um canal subterrâneo para transportar a água para o redor da cidade, diminuindo as chances de inundações.
“Vamos equilibrar as necessidades da cidade — para protegê-la de inundações — com a preservação de antiguidades sob as ruas”, concluiu Elayan.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro