Ator que interpretará Júlio César na série documental da Netflix quebrou silêncio após polêmica
Redação Publicado em 09/05/2023, às 10h33 - Atualizado em 11/05/2023, às 20h02
Lançada exclusivamente pela Netflix, a série 'Rainha Cleópatra' será lançada no streaming nesta quarta-feira, 10. Sem dúvidas, já é um dos mais polêmicos lançamentos do ano antes mesmo de seu lançamento.
Isso porque a produção iniciou um debate nas redes sociais ao escalar uma atriz negra para interpretar a última rainha do Egito, um tópico que já dura décadas. O Conselho Supremo de Antiguidades do Egito se manifestou em comunicado e destacou que a rainha não era negra.
O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades confirma que a rainha Cleópatra tinha pele clara e feições helenísticas (gregas)”, explicou o órgão em comunicado publicado no site do Ministério e repercutido pelo Deadline.
Mostafa Waziri, que atua como secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, explica que, por configurar um documentário, a produção precisa 'se basear em dados históricos e fatos científicos'.
“A aparição da atriz é uma falsificação da história egípcia e uma flagrante falácia histórica, até porque o filme é classificado como documentário e não uma obra dramática, o que exige dos responsáveis por sua produção apurar o rigor e se basear em dados históricos e fatos científicos para garantir que a história e as civilizações não sejam falsificadas”, disse ele, também segundo repercutido pelo Deadline.
Quem também refletiu sobre a polêmica foi John Partridge, que interpreta Júlio César. Com exclusividade ao RadioTimes, o ator comentou a dura reação que a atriz Adele James, que interpreta Cleópatra, sofreu após a série ser divulgada.
"Acho que estou dizendo isso em um nível de elenco mais amplo, você sabe, todos nós fomos escalados por diferentes razões, para diferentes propósitos, para contar esta peça em particular. Isso é tudo o que somos, somos recipientes para contar histórias", disse ele. "Eu sei que Adele passou por momentos difíceis durante a divulgação e é difícil, como ator, é difícil. É difícil ser criticado por outras coisas além de sua narrativa ou seu talento".
QUEEN CLEOPATRA drops globally on @netflix 10/5/23.
— John Partridge (@mustbejp) April 12, 2023
BUZZED to be part of #AfricanQueens #seasontwo as “JULIUS CAESAR”
From Executive Producer Jada Pinkett Smith a series exploring the lives of iconic African Queens.#wesbrookstudios @Nutopia_tv @jadapsmith @HeatherBCasting pic.twitter.com/m0tAhB04UF
Partridge também disse ao veículo que espera que as pessoas assistam ao documentário e manifestem suas próprias opiniões. "Espero que as pessoas possam assistir ao documentário, ver as opiniões do documentário, ouvi-lo e tomar suas próprias decisões", afirmou o ator.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro