Quadro do artista holandês foi atacado nesta sexta-feira, 14, em Londres
Redação Publicado em 14/10/2022, às 13h38
Uma dupla de ativistas do grupo Just Stop Oil jogou de sopa de tomate em um dos quadros mais conhecidos de Van Gogh, "Girassóis", nesta sexta-feira, 14. O objetivo seria chamar atenção do governo do Reino Unido, onde se deu o ocorrido, para o problema do uso de combustíveis fósseis.
Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver duas jovens jogando alimento na obra do artista holandês. Logo em seguida, as mulheres passam cola nas mãos e se grudam na parede da National Gallery, que fica em Londres.
"Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura do que com o planeta e com a vida das pessoas" declarou uma das ativistas depois de questionar o público presente se a arte valeria mais que a vida.
Segundo informações da Folha de São Paulo, ativistas do mesmo grupo já havia realizado um protesto semelhante no mês de julho, também na National Gallery. Na ocasião, dois membros do Just Stop Oil se colaram aos quadros "The Hay Wain", do pintor inglês John Constable, e "A Santa Ceia", de Leonardo Da Vinci.
Além disso, no mesmo mês, cinco ativistas interromperam o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1 sentando-se na pista de Silverstone.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro