Astronautas chegando na ISS - Divulgação/ NASA
Espaço

Astronautas enviados pela NASA, em parceria com a SpaceX, chegam à ISS

27 horas após o lançamento, acoplagem na Estação Espacial Internacional foi concluída à 1h01 de Brasília de hoje, 17

Fabio Previdelli Publicado em 17/11/2020, às 10h17

27 horas após o lançamento, a cápsula Dragon, da SpaceX, que levava quatro astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), finalmente chegou ao seu destino às 4h01 (ou 1h01 de Brasília). O sucesso da missão foi anunciado hoje, 17, pela Agência Espacial norte-americana, a NASA.  

Esta é a primeira viagem de astronautas americanos usando um novo meio de transporte. A cápsula, que recebeu o nome de “Resilience”, foi lançada por um foguete Falcon 9. Antes disso, a NASA dependia, quase uma década, da Rússia, por meio da Soyuz. 

Após acoplarem na ISS, os astronautas — três americanos e um japonês — tiveram que passar por uma segunda fase, chamada de “captura dura”, que aconteceu minutos depois.

Foi então que Michael Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker e Soichi Noguchi aproveitaram a gravidade zero para flutuar pela escotilha em direção ao interior da Estação Espacial, onde foram recebidos com abraços e festa por dois russos e uma americana. 

"Muito obrigado por permitirem que diga olá a todos vocês", disse Kathy Lauders, diretora do programa de voos espaciais tripulados da NASA, em mensagem de vídeo. "Eu quero dizer o quanto estamos orgulhosos de vocês". Já o diretor da Agencia espacial americana, Jim Bridenstine falou: "É um grande dia para os Estados Unidos e para o Japão". 

Além de levar os quatro astronautas à ISS, a SpaceX tem outros dois voos tripulados, em parceria com a NASA, programados para o próximo ano. E outras quatro missões de reabastecimento da Estação Espacial nos próximos 15 meses.  

Nasa notícias Espaço Estação Espacial Internacional SpaceX

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro