Butch Wilmore e a nave Starliner - Divulgação/NASA
Espaço

Astronauta 'preso' no espaço pede ajuda após ouvir barulho misterioso da Starliner

Astronauta da NASA, Butch Wilmore notou ruídos estranhos vindos de um alto-falante dentro da espaçonave Starliner, da Boeing

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 02/09/2024, às 14h30

No último sábado, 31, o astronauta da NASA Butch Wilmore, atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), notou ruídos estranhos vindo de um alto-falante dentro da espaçonave Starliner, que enfrenta problemas desde seu lançamento.

Segundo o The Guardian, intrigado pelo som, Wilmore pediu auxílio ao Controle da Missão no Centro Espacial Johnson, em Houston. A gravação da conversa e do ruído foi compartilhada pelo meteorologista Rob Dale.

"Tenho uma pergunta sobre a Starliner. Há um ruído estranho vindo do alto-falante... Não sei o que está causando isso", disse via rádio. O jornal repercute que o astronautra não tinha certeza se o som era resultado de alguma anomalia na conexão entre a estação e a espaçonave ou se tinha outra origem.

Os controladores de voo em Houston se conectaram para ouvir o áudio dentro da Starliner, que está acoplada à Estação Espacial há quase três meses. Wilmore colocou seu microfone próximo ao alto-falante, capturando um som descrito como "pulsante, quase como um sonar", afirma o The Guardian.

"Vou fazer mais uma vez, e deixarei vocês coçarem a cabeça para tentar descobrir o que está acontecendo. Certo, agora é com vocês. Chamem-nos se descobrirem o que é”, concluiu o astronauta. 

Falhas na Starliner

Em 26 de junho, a NASA afirmou que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams teriam que adiar sua partida da ISS devido a problemas técnicos da nave Starliner, da Boeing.

A maior preocupação foi a falha de múltiplos propulsores do sistema de controle de reação, essenciais para direcionar a nave durante sua partida da estação espacial e prepará-la para a reentrada na atmosfera da Terra.

A agência decidiu que, por segurança, os astronautas voltarão em fevereiro de 2025, a bordo da missão Crew-9 da SpaceX. Já a Starliner retornará sem tripulação devido aos riscos identificados.

Nasa notícias Espaço astronauta Estação Espacial Internacional SpaceX Starliner Butch Wilmore Suni Williams Controle da Missão no Centro Espacial Johnson

Leia também

Donald Trump: líderes internacionais parabenizam novo presidente dos EUA


Pela primeira vez, fêmea de furão clonada dá à luz filhotes nos EUA


Donald Trump vence a eleição e promete: 'Será a era de ouro da América'


Assentamento de 5.000 anos descoberto em Israel revela possível templo


Palácio de 2 mil anos que pertenceu ao imperador Adriano é descoberto em Roma


Rover da NASA encontra misteriosas manchas verdes em Marte