Pesquisadores descobriram fragmentos de cerâmica e ferramentas feitas de chifre que remontam ao período do neolítico europeu
Isabela Barreiros Publicado em 28/03/2020, às 09h54
Uma descoberta recente de artefatos na cidade de Trnava, na Eslováquia, revelou mais detalhes sobre uma antiga cultura que viveu na região durante o período neolítico europeu, há pelo menos 6 mil anos.
A cultura arqueológica, conhecida como Lengyel, floresceu no Danúbio Médio na Europa Central entre 5 mil e 3.400 a.C. Os pesquisadores encontraram fragmentos de cerâmica decorados, ferramentas feitas de chifre e pedaços de ferramentas de pedra ao escavarem nas proximidades de um muro de uma fortificação medieval em Trnava.
“Os fragmentos de cerâmica encontrados sob o muro de fortificação têm belas decorações. Eles provam a habilidade da cultura Lengyel”, explicou o arqueólogo Andrej Žitnan, principal responsável pelo estudo.
De acordo com Peter Grznár, do Conselho Regional de Monumentos de Trnava, a descoberta foi uma feliz coincidência. "Sua existência até os dias de hoje é uma situação de sorte, porque foi preservada na área estreita entre a parede e a vala da cidade", disse Grznár.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro