Encontrados na província de Minya, os túmulos revelaram múmias e artefatos datados das eras ptolomaica e romana
Giovanna Gomes Publicado em 09/01/2024, às 09h44 - Atualizado às 12h43
Durante as escavações na cidade de Al Bahnasa, na província de Minya, Egito, arqueólogos descobriram túmulos de alto status datados das eras ptolomaica e romana. Conduzida pela Universidade de Barcelona em colaboração com o Instituto do Antigo Oriente Próximo no Cemitério Superior de El-Bahnasa, a pesquisa revelou sepulturas esculpidas diretamente na rocha.
Os túmulos oferecem uma visão única das tradições contínuas de costumes funerários e adaptações ritualísticas durante as eras ptolomaica e romana, de acordo com o Heritage Daily.
No interior desses túmulos, foram encontrados caixões, múmias, máscaras funerárias de ouro e uma abundância de estátuas de terracota representando predominantemente Ísis-Afrodite, adornada com uma coroa de flores coberta por outra coroa.
Ísis-Afrodite representa uma faceta da venerada deusa Ísis, incorporando elementos de fertilidade associados a Afrodite. Associada ao casamento, parto e temas de renascimento, ela se alinha com os antigos modelos faraônicos.
Múmias do período romano também foram descobertas, algumas com máscaras funerárias douradas e pintadas, e duas delas com línguas douradas nas bocas, uma prática destinada a permitir a comunicação na vida após a morte perante a corte do deus egípcio antigo, Osíris.
Práticas funerárias semelhantes foram previamente observadas em todo o Egito, incluindo descobertas em 2021 no templo Taposiris Magna, em Alexandria, e no sítio arqueológico de Oxyrhynchus, próximo à moderna cidade de El Bahnasa.
Além disso, blocos de pedra decorados com desenhos de plantas, cachos de uvas e representações de animais e pássaros, como pombos e cobras, foram encontrados pela equipe, conforme relatado por D. Hassan Amer, da Universidade do Cairo.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro