Durante escavação, uma pintura rupestre de homem com nariz muito comprido foi rapidamente associada ao famoso personagem dos contos de fada
André Nogueira Publicado em 11/11/2019, às 11h00
Pinturas rupestres com mais de 1.500 anos foram encontradas na Turquia e possuem imagens muito parecidas com o que seria um Pinóquio da antiguidade, por seu alongado nariz. Trata-se de uma gravação em uma parede de pedra, localizada no oeste do país.
A imagem foi encontrada na antiga cidade de Laodicea (Denizli, Turquia), que é uma das principais cidades históricas da Anatólia. Especialistas acreditam que essas pinturas representam imagens do cotidiano das pessoas dessa região no século 4.
Segundo Celal Simsek, líder da escavação, três desenhos foram descobertos nessa caverna: "Há um homem com nariz comprido na primeira pintura. O segundo tem um busto romano e o último mostra um clérigo”.
Ainda de acordo com Simsek, "podemos considerar esse homem de nariz comprido como Pinóquio dos tempos antigos.” Não se sabe ao certo o que a imagem representava especificamente.
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório