Alguns dos tijolos encontrados na escavação egípcia - Divulgação
Arqueologia

Arqueólogos encontram fornos e muros romanos em cidade egípcia

Datadas do Período Tardio Egípcio, os artefatos eram usados para produzir outras peças de argila e para a proteção do Rio Nilo

Pamela Malva Publicado em 26/06/2020, às 08h00

Durante escavações na Avenida das Esfinges, na cidade egípcia de Luxor, um grupo de arqueólogos identificou importantes artefatos romanos. Entre as descobertas estavam fornos e muros datados do Período Tardio Egípcio (entre 1.295 e 1.070 a.C.).

Segundo os arqueólogos envolvidos no achado, os fornos encontrados eram feitos de tijolos e, no passado, serviam para assar a argila que seria usada em outras peças. Enquanto isso, ambos os muros de blocos de arenito tinham o papel de proteção.

A primeira das estruturas servia para prevenir inundações no lado oriental do Rio Nilo. Já a segunda, que também era usada para proteger o importante aquífero, contava com 30 metros de comprimento e quase três metros de altura.

Agora, os arqueólogos do Egito devem concentrar ainda mais esforços na área de Nagaa Abu Asaba, onde os artefatos foram encontrados, a fim de identificar ainda mais peças antigas das quais não se têm registros.

Egito Antiguidade arqueologia notícia artefatos Fornos Artefatos Romanos Muros

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro