A árvore ficava localizada na cidade de Cruz Machado, cujo símbolo era a planta derrubada
Redação Publicado em 01/11/2023, às 15h48
No decorrer do último final de semana, uma série de tempestades devastadoras afetaram várias áreas do Paraná, resultando na queda de uma araucária centenária com aproximadamente 750 anos na localidade de Cruz Machado, situada no sul do estado, como informou a prefeitura municipal.
A árvore, que alcançava uma altura impressionante de 42 metros e ostentava um tronco com 36 metros de circunferência, havia sido previamente reconhecida como a maior araucária do Paraná em termos de diâmetro pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) no ano de 2006.
Naquela ocasião, a proprietária da Fazenda São Francisco, onde a árvore majestosa estava localizada, situada a 14 quilômetros do centro de Cruz Machado, recebeu um diploma em reconhecimento.
A espécie Araucaria angustifolia é um símbolo emblemático do estado do Paraná, e a "árvore gigante", como era carinhosamente chamada, também representava uma atração turística para os moradores de Cruz Machado, de acordo com a Folha de S. Paulo.
Esta é uma perda irreparável, um símbolo da nossa história e da nossa cultura. Agora restarão apenas as recordações desta árvore que foi, por centenas de anos, a rainha das araucárias do Paraná", lamentou a prefeitura, em seu site oficial.
Durante o mês de outubro, a região do Paraná foi marcada por severas tempestades que afetaram todo o estado. Nesse período, dois tornados foram registrados, sendo um deles em Cascavel, localizado a oeste, no início do mês, e outro no último sábado, 28, em São José da Boa Vista, ao norte, próximo da divisa com o estado de São Paulo.
Segundo a Defesa Civil do Paraná, somente entre os dias 26 de outubro até a manhã desta quarta-feira, 1, um total de 10.305 residências sofreram danos em decorrência das chuvas em todo o estado. Atualmente, 3.971 pessoas permanecem desalojadas e 918 estão desabrigadas.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro