Um relatório sobre o caso foi publicado no último dia 25 no New England Journal of Medicine
Giovanna Gomes Publicado em 26/10/2023, às 12h33
Uma mulher de 64 anos, em Taiwan, buscou atendimento hospitalar devido a desconfortos persistentes no ouvido esquerdo, incluindo uma "sensação estranha" de movimento e a audição de ruídos como cliques intermitentes e um farfalhar de asas. Ela não relatou sentir dor, mas estava incomodada com essas sensações e sons.
Os médicos que a examinaram descreveram esse caso em um artigo publicado no New England Journal of Medicine em 25 de outubro.
Em abril deste ano, a mulher passou por exames médicos que revelaram a presença de uma pequena aranha em movimento dentro do canal auditivo. O aracnídeo havia recentemente descartado seu exoesqueleto, indicando que estava em crescimento.
Segundo informações do portal de notícias UOL, os profissionais de saúde utilizaram uma ferramenta especial, semelhante a um tubo de sucção, para remover a aranha e seu exoesqueleto, resolvendo o desconforto da paciente.
Ela não sentiu dor porque a aranha era muito pequena. Tinha apenas entre 2 e 3 milímetros", disse Tengchin Wang, coautor do relatório e diretor do departamento de otorrinolaringologia do Hospital Municipal de Tainan, à NBC News.
De acordo com Wang, a decisão de escrever o relatório se deu por se tratar de uma novidade. Ele já tinha visto formigas, mariposas, baratas e mosquitos nos ouvidos das pessoas antes, mas jamais havia presenciado um inseto que tivesse feito a troca de exoesqueleto no canal auditivo.
A imagem no relatório de Wang é "incomum e perturbadora", conforme afirmou o médico otorrinolaringologista David Kale, do ENT Sinus and Allergy of South Florida, à NBC News.
Há uma camada fina e extremamente sensível de pele que reveste o canal auditivo, chamada canal auditivo externo. Devido à sua sensibilidade, você obviamente sentirá uma sensação de formigamento, uma sensação de cócegas que é quase insuportável", disse Kale.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro