Os irmãos Menendez, que mataram seus pais em 1989, foram sentenciados à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional em 1996
Fabio Previdelli Publicado em 25/11/2024, às 11h30
Nesta segunda-feira, 25, Erik e Lyle Menendez devem comparecer ao tribunal quase 30 anos depois de terem sido condenados à prisão perpétua pelo assassinato de seus pais — Jose e Kitty Menendez, em 20 de agosto de 1989.
A audiência, que começará às 10h30 do horário local (ou às 15h30 do horário de Brasília), pode ser um passo importante na tentativa dos Irmãos Menendez em conseguirem liberdade; após o promotor público de Los Angeles recomendar a revisão de pena.
Atualmente, Erik e Lyle Menendez estão detidos em uma penitenciária na Califórnia. Eles foram vistos em público pela última vez em meados de 1996, quando enfrentaram o segundo julgamento pelos crimes.
Vale relembrar que o primeiro julgamento terminou empatado. Erik e Lyle só foram considerados culpados e sentenciados à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional depois de um novo julgamento.
Para a audiência desta segunda-feira, o juiz que analisará o caso impôs uma série de restrições, como a proibição de câmeras no local e o pedido para que celulares sejam lacrados e inacessíveis durante a audiência.
Segundo aponta a CNN, a audiência reservou 16 assentos para o público, que serão selecionados através de um sorteio horas antes da audiência, conforme comunicado do Tribunal Superior de Los Angeles.
A grande questão do caso dos Irmãos Menendez não foi a autoria dos crimes, visto que Erik e Lyle não contestaram que mataram seus pais, mas sim sobre a motivação por trás do crime. Enquanto a promotoria apontava apenas o benefício financeiro, os irmãos relataram que sofreram anos de abuso físico, emocional e sexual — alegando uma legítima defesa.
A versão de Erik e Lyle passou a ganhar mais força no ano passado, quando uma série da Peacock expôs que o ex-Menudo Roy afirmou ter sido estuprado por Jose Menendez quando fez parte do grupo musical.
Além disso, também foi encontrada uma carta escrita por Erik, anterior aos assassinatos, relatando os abusos de seu pai. Assim, os advogados dos irmãos Menendez entraram com um pedido de habeas corpus para que o tribunal reconsiderasse a condenação e a sentença.
+ Irmãos Menendez: Como foi encontrada a carta que pode tirar Lyle e Erik da prisão?
Em outubro, em meio aos holofotes que o caso ganhou com o lançamento da série da Netflix, o promotor público de Los Angeles, George Gascón, entrou com uma moção recomendando que um juiz sentenciasse novamente os irmãos. Caso a condenação mude, eles podem ser soltos imediatamente.
Eles não só trabalharam em seu próprio autoaperfeiçoamento, mas também fizeram muito para melhorar a vida daqueles ao redor deles, o que é incomum", disse Gascón à CNN. "Acredito que eles já cumpriram pena suficiente".
Meghan e Harry se separaram? Veja o que diz a duquesa sobre boato
The Chosen: Quinta temporada será lançada nos cinemas; confira a data
Irmãos Menendez: Lyle inicia novo romance com universitária, diz site
Saiba mais sobre a mansão Safra, eleita a 11ª maior residência do mundo
Telefone e sem visita íntima: Como funcionava o casamento de Lyle Menendez?
Irmãos Menendez: Esposa de Lyle anuncia divórcio e esclarece rumor de traição