Após vídeo que menciona um "Reich unificado" em caso de reeleição, o perfil de Donald Trump retirou o vídeo de suas redes sociais
Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/05/2024, às 16h47
Um vídeo compartilhado na plataforma Truth Social, no perfil de Donald Trump, apresentou manchetes hipotéticas sobre um “Reich unificado” caso o ex-presidente vença as eleições presidenciais de 2024. No entanto, a publicação foi removida após receber críticas tanto da Casa Branca quanto dos democratas.
Após a repercussão negativa, os organizadores da campanha do republicano retiraram o vídeo do ar nesta terça-feira, 21. No clipe de 30 segundos, perguntas são feitas, como: “O que acontecerá após a vitória de Donald Trump? O que está reservado para os Estados Unidos?”.
O vídeo também apresenta uma série de manchetes fictícias que abordam uma suposta prosperidade americana, incluindo “Boom Econômico!” e “A fronteira está fechada”. Também é mencionado “a criação de um Reich unificado”.
Conforme repercutido pela Folha de Pernambuco, a Casa Branca reagiu fortemente, chamando a promoção do suposto conteúdo nazista de “repugnante”. “É abominável, repugnante e vergonhoso que qualquer um promova conteúdos associados ao governo da Alemanha nazista de Adolf Hitler”, condenou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.
Embora o clipe não faça menção direta aos nazistas, o uso da palavra “Reich” é geralmente usado em referência ao Terceiro Reich, o Estado alemão liderado por Adolf Hitler entre 1933 e 1945.
Em um comunicado, Karoline Leavitt, porta-voz da campanha de Trump, afirmou que a publicação não contava com apoio oficial do candidato e que a referência ao “Reich” não foi intencional.
Este não foi um vídeo de campanha, foi criado por uma conta online aleatória e republicado por um funcionário que claramente não viu a palavra”, esclareceu Leavitt.
Noites Brancas: Romance de Dostoiévski viraliza nas redes sociais
Ladrões são presos após saquearem centenas de artefatos no fundo do mar no Egito
Os Versos Satânicos: o livro proibido que voltou a circular depois de 36 anos
Primeiro buraco negro já fotografado é visto emitindo intenso clarão de raios gama
Atlântida inglesa: Arqueólogos descobrem artefatos da Idade da Pedra no Mar do Norte
Esqueceram de Mim: Maior mistério do filme é decifrado 30 anos depois