Em abril de 1968, o veterano Hiram 'Ross' Grayam, que trabalhava como leiteiro na Flórida, foi executado a tiros e encontrado em floresta
Fabio Previdelli Publicado em 15/04/2024, às 10h25
Após mais de cinco décadas, a execução de um veterano da Segunda Guerra Mundial, que trabalhava como leiteiro na Flórida, pôde enfim ter sido resolvida graças a duas pessoas que se manifestaram após a morte de um dos assassinos.
Em abril de 1968, Hiram 'Ross' Grayam trabalhava entregando leite quando não voltou mais para casa depois do trabalho. Horas depois, a polícia da Flórida encontrou seu corpo e seu caminhão de leite nas profundezas da floresta na região de Vero Beach, segundo informou o gabinete do xerife do condado de Indian River em um comunicado à imprensa.
+ Mistério sobre veterano da 1ª Guerra desaparecido há quase um século é resolvido
Grayam havia sido executado após levar vários tiros. Entretanto, o caso acabou esfriando e nenhuma prisão foi feita nos 56 anos seguintes, conforme repercutiu matéria do The Guardian. Ao menos até ser resgatado recentemente.
Através da determinação e da cooperação de testemunhas, novas pistas surgiram: Thomas J Williams, já falecido, confessou o assassinato de Grayam, e sua culpa ecoou do além-túmulo", continuou o gabinete do xerife.
Segundo as autoridades, Hiram era um veterano condecorado da Segunda Guerra, que recebeu um Coração Púrpura — uma das condecorações mais reconhecidas e respeitadas dos Estados Unidos, entregues a membros das Forças Armadas que foram feridos ou mortos em combate.
Após se estabelecer no condado de Indian River, ele se tornou "um amado leiteiro". No dia de seu assassinato, uma testemunha disse aos investigadores que viu o veterano conversando com dois homens que caminhavam na beira da estrada, informou a WPEC-TV.
"Ela disse que o Sr. Grayam conversou com eles e anunciou que voltaria em breve", relatou o xerife do condado de Indian River, Eric Flowers. Os dois homens não identificados e Grayam saíram no caminhão de leite.
A família do leiteiro só percebeu que algo tinha acontecido quando "meu pai demorou um pouco para voltar para casa e então um delegado do xerife, um investigador, apareceu", disse Larry, filho de Grayam, que tinha 16 anos na época, à estação de TV.
Durante uma busca aérea e terrestre pela região, o caminhão e o corpo do veterano foram avistados por um avião. "Quando eles chegaram à cena inicial, o Sr. Grayam estava deitado ao lado do caminhão de leite com ferimentos de bala, morto em estilo de execução", disse Flowers.
Os rumores sobre o envolvimento de Thomas J. Williams surgiram em 2006, principalmente após ele escreveu uma carta ao editor do jornal local "dizendo que havia sido acusado do assassinato, mas negou ter conhecimento dele, que não estava envolvido", disse o xerife.
O caso esfriou novamente e Williams morreu em 2016. Mas após isso, os investigadores tiveram um avanço substancial no caso nos últimos dois anos, depois que a ex-mulher de Thomas e uma amiga de sua irmã se apresentaram à Justiça contando aos investigadores tudo o que sabiam.
Flowers informou que as testemunhas, que não foram identificadas, disseram aos investigadores que o Williams já havia confessado a elas que tinha matado o veterano.
"Essas pessoas disseram: 'Eu nunca teria dito nada a você antes, enquanto ele estivesse vivo, ele era uma ameaça para mim e para minha família, nunca teríamos contado a você', mas o fato de ele estar morto agora as deu coragem para se apresentarem", disse o filho do leiteiro à emissora.
Agora, os detetives esperam que qualquer pessoa que saiba sobre o segundo homem visto conversando com Hiram ‘Ross’ Grayam, antes de ele ser morto, possa entrar em contato para dar mais detalhes do caso.
O que significam as misteriosas estátuas satíricas de Donald Trump?
Sharon Osbourne minimiza relatos dos irmãos Menendez: 'Mataram os pais'
O fim do mistério do crânio encontrado durante reforma de casa em 1978
Irmãos Menendez vão deixar a cadeia? Entenda as atualizações do caso
O motivo que levou autoridades mexicanas a proibirem fantasias no Halloween
Americano é sequestrado nas Filipinas; Polícia prende três suspeitos