Brasileiros finalmente entraram para lista de autorizados a deixar Gaza — mas não conseguiram cruzar a fronteira com o Egito
Giovanna Gomes Publicado em 10/11/2023, às 12h41
Os brasileiros que deveriam deixar Gaza nesta sexta-feira, 10, não conseguiram cruzar a fronteira com o Egito, devido ao fechamento da passagem. O grupo, composto por brasileiros e seus parentes, faz parte da sétima lista de estrangeiros autorizados a deixar o território na data mencionada.
Desde as primeiras horas do dia, eles estiveram diante do posto de controle na cidade fronteiriça de Rafah, na expectativa de iniciar a travessia. Entretanto, conforme confirmado pelos embaixadores do Brasil em Israel, Frederico Meyer, e na Palestina, Alessandro Candeias, apenas duas ambulâncias com feridos conseguiram cruzar pela passagem de Rafah.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou o fechamento da passagem e ressaltou que ainda não é possível determinar se a passagem dos brasileiros ocorrerá hoje ou durante o fim de semana. As informações são do portal de notícias G1.
"Apesar de terem sido levados até o posto de controle, eles não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto", declarou Vieira. "A passagem é complexa, porque o posto de controle de Rafah fica aberta por apenas algumas horas por dia, e existe um entendimento que ambulâncias passam primeiro. Foi o que aconteceu hoje".
O ministro também informou que a lista com os nomes dos 34 integrantes do grupo já está nas mãos das autoridades do Egito e de Israel há vários dias.
Caso os brasileiros não consigam cruzar a fronteira ainda nesta sexta-feira, eles serão conduzidos de volta às residências onde foram alocados pelo Itamaraty enquanto aguardam.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro