O imóvel, também conhecido como Solar Machado Salvador, será resgatado do abandono e convertido em hotel
Redação Publicado em 12/07/2023, às 15h11
Na última quarta-feira, 5, a Prefeitura de Salvador concedeu à BM Varejo a licença para estudar o antigo Solar Machado, visando a construção de um hotel. O imóvel, também conhecido como Palacete Machado, está localizado na Avenida Luiz Tarquínio, em Salvador, e operou como Abrigo Dom Pedro II, durante 130 anos, conforme repercutido pelo portal do Jornal Correio.
Agora nas mãos da mesma firma que também adquiriu a licitação para converter o Palácio Rio Branco em um luxuoso hotel, a construção histórica neocolonial foi deixada de lado há cinco anos, em razão do deslocamento do abrigo para outro bairro. O tempo de estudo concedido pela prefeitura é de quatro meses.
Inutilizado há cinco anos, o Solar Machado esperava reformas em sua estrutura desde 2014. Sua presença em uma avenida de Salvador chama atenção daqueles que passam por lá em razão de sua grandiosidade, mas também por acumular desgastes, resultado de anos de abandono.
A construção foi levantada no início do século 19, mas o abrigo teve que trocar de endereço há cinco anos, pois, a estrutura não atendia aos padrões necessários para alojar os idosos residentes. Abandonada, está atualmente sob a responsabilidade da prefeitura de Salvador
Mas é importante relembrar que o Solar Machado foi identificado como a maior residência do estado em sua época, pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro