Ator Jon-Adrian ‘JJ’ Velazquez é inocentado - Reprodução/Youtube (@abc7NY)
Mundo

Após 24 anos na prisão, ator é inocentado nos Estados Unidos

O ator Jon-Adrian ‘JJ’ Velazquez foi oficialmente inocentado nos Estados Unidos após passar quase 24 anos preso pelo assassinato de um policial

Redação Publicado em 02/10/2024, às 12h30

O ator Jon-Adrian ‘JJ’ Velazquez, de 48 anos, foi oficialmente inocentado nos Estados Unidos após passar quase 24 anos preso pelo assassinato de um policial.

Condenado à prisão perpétua em 1998, Velazquez foi liberto em 2021, quando novas investigações apontaram sua inocência. Na última segunda-feira, 30, um juiz da Corte de Manhattan confirmou a absolvição. De acordo com o site da revista Variety, após o veredito, o ator gritou: “27 anos!”, em referência ao tempo passado na prisão.

Em entrevista à emissora americana CBS New York, Velazquez destacou que agora seu maior desejo é reforçar os laços com os filhos e netos, um aspecto que foi afetado nos últimos anos devido ao tempo que passou encarcerado.

"Estou estabelecendo meus laços com meus filhos... E agora tenho netos! Estou usando também minha voz como plataforma para ajudar as pessoas. Se você estiver sob a mira do júri, preste atenção”, afirmou.

 

Luta por justiça

O caso de Velazquez sempre levantou dúvidas, com evidências indicando que ele não tinha relação com o crime, incluindo a divergência entre sua aparência e a descrição das testemunhas.

Uma reportagem do programa Dateline NBC, em 2012, destacou as falhas no julgamento. Após anos de batalhas judiciais, seus advogados conseguiram sua liberação. Em outubro de 2022, o presidente norte-americano Joe Biden fez um pedido público de desculpas a ele por sua prisão.

"Estou desapontado que o sistema não funciona. Meu pai era policial. Como fui acusado do assassinato de um policial aposentado?", indagou à CBS. 

Além de ator, Velazquez é ativista e cofundador da organização Voices From Within, que oferece apoio legal a presidiários. Ele integra o elenco de “Sing Sing”, filme dirigido por Greg Kwedar, que narra a história de um homem injustamente condenado que encontra propósito no teatro da prisão.

Estados Unidos assassinato prisão investigação ator Sing Sing Velazquez Jon-Adrian ‘JJ’ Velazquez Voices From Within

Leia também

Caso Odebrecht: Ex-presidente do Peru é condenado a 20 anos por corrupção


Quiromante leu mão de John Lennon e previu seu assassinato, revela livro


O 'presente especial' que Elizabeth II não conseguiu entregar à bisneta


Por que sequência de 'Gladiador' substituiu ator que interpretou Lucius?


Contêiner de carga é sugado por motor de avião nos EUA


Idosa sobrevive a 4 noites em floresta nos EUA graças a cadela de estimação