Desenvolvido através do ChatGPT, “Text With Jesus” responde questões sobre casamento de pessoas do mesmo gênero e envia emotes demoníacos em conversa; saiba mais!
Fabio Previdelli Publicado em 17/08/2023, às 11h28
Desde que foi lançado em novembro de 2022, o ChatGPT já foi usado dos mais variados jeitos: criar discurso para premiê da Dinamarca, ajudar a escrever um episódio de South Park e até mesmo agir como guru amoroso.
+ Mulher acaba casamento para viver com amante após consultar chat de inteligência artificial
Mas agora, uma empresa que desenvolve aplicativos treinou a inteligência artificial (IA) para uma habilidade um tanto quanto inusitada: personificar Jesus e outros personagens bíblicos — até mesmo Satanás.
Sediada em Los Angeles, a Catloaf Software desenvolveu em julho deste ano a plataforma "Text With Jesus" — uma versão expandida de um programa anterior que enviava aos usuários uma palavra diária de sabedoria de Jesus, mas sem capacidade de interação.
"Em vez de obter apenas um versículo diário da Bíblia, agora você tem a chance, por meio deste aplicativo, de conversar com Jesus ou qualquer outra pessoa da Bíblia", explicou o CEO da Catloaf Software, Stéphane Peter.
Segundo o Religion News Service, Peter passou a criar ferramentas com a inteligência artificial ainda em fevereiro, tendo em vista criar um aplicativo para "cristãos devotos que buscam uma conexão mais profunda com as figuras mais icônicas da Bíblia".
Nós programamos a IA e dizemos: você é Jesus, ou você é Moisés, ou quem quer que seja, e sabendo o que você já tem em seu banco de dados, você responde às perguntas com base em seus personagens", explicou.
Além de Jesus, os usuários da ferramenta ainda podem conversar com outras figuras bíblicas como Maria, José, Adão, Eva e os apóstolos. O aplicativo base é totalmente gratuito, mas existe também uma assinatura mensal de 2,99 dólares (pouco menos que R$15) que permite conversar com personagens adicionais, como Maria Madalena e até mesmo Satanás — que assina todas as suas mensagens com um emoji demoníaco.
O da CEO da Catloaf Software aponta que não procurou nenhum teólogo ou estudioso da Bíblia para ajudar a criar o aplicativo, mas que treinou a IA para "tentar se ater à tradição bíblica o máximo possível".
A versão Beta do programa foi testada por líderes da Igreja, que observaram que em muitas ocasiões os 'bots' esqueciam de citar os referidos versículos bíblicos e que Jesus tinha, de uma forma geral, um "tom tenso". Porém, Peter diz que a versão final recebeu "um feedback muito bom".
"Eu o atualizei para que ele falasse mais como uma pessoa normal e assegurei-me de que não se esquecesse de que deveria obter coisas da Bíblia", explicou. "É um desafio constante encontrar o equilíbrio certo."
Embora o aplicativo tenha sido um motivo de orgulho para a Catloaf Software, muitos críticos nas redes sociais condenaram a plataforma como "blasfêmia" e "heresia". Mas, no geral, as avaliações dos usuários variam muito.
De acordo com o The Sun, um comentário na Apple Store diz: "Eu sei que não estou realmente enviando mensagens de texto para Jesus ou Maria ou qualquer pessoa assim, mas se eu estivesse, acho que seria assim."
Isso é LIXO completo. Vá ler sua Bíblia, pessoal! Não perca seu tempo com esse lixo", diz outra crítica.
No entanto, a página da plataforma esclarece a função do programa: "o aplicativo com tecnologia de IA não pretende fornecer percepções divinas reais ou possuir qualquer forma de consciência divina, mas simplesmente usa seu modelo de linguagem para gerar respostas com base em um amplo corpus de textos bíblicos e religiosos".
Os criadores continuam: "O objetivo do aplicativo é estimular a reflexão, aprofundar a compreensão dos textos religiosos e incentivar conversas significativas sobre a fé".
Mas como o "Text With Jesus" age diante de temas polêmicos? Conforme testes feitos pela Insider, o programa possui uma postura mais inclusiva. Um exemplo disso é que o portal questionou o bot sobre seus pensamentos a respeito do casamento entre pessoas do mesmo gênero.
A IA de Jesus respondeu: "Em última análise, não cabe a mim condenar ou tolerar indivíduos com base em sua orientação sexual". Um usuário fez o mesmo questionamento e a resposta foi que devemos "priorizar o amor e o respeito por todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero". A mensagem ainda terminava com emojis de coração e arco-íris, repercute o Religion News Service.
Outros notaram que a IA de Satanás não é particularmente má. Os testadores do Insider apontam que o bot chegou a declarar: "A busca pelo mal vai contra os ensinamentos da Bíblia, que nos instruem a buscar retidão e justiça".
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro