Fotografias oficiais como presidentes de Lula e Fernando Henrique Cardoso - Fotos por Agência Brasil pelo Wikimedia Commons
Política

Lula e FHC se reúnem e tucano declara apoio ao candidato

O encontro entre os dois ex-presidentes do Brasil ocorreu na capital paulista, na casa de FHC

Éric Moreira Publicado em 08/10/2022, às 10h30 - Atualizado às 20h33

Na última sexta-feira, 7, o ex-presidente e atual candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o também ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso — também conhecido como FHC, antigo filiado ao PSDB, que teve mandato de 1995 a 2003 —, na casa do tucano na capital paulista.

Dois dias antes do encontro dos antigos rivais políticos, o ex-presidente FHC havia declarado apoio à Lula para o segundo turno das eleições deste ano, que ocorrerá no dia 30 de outubro. O encontro privado foi marcado por uma fotografia publicada no Instagram oficial do atual candidato, onde os dois antigos líderes políticos estão sorrindo, sob a legenda "um reencontro democrático com @presidentefhc".

 

Atualmente, Lula se encontra em uma disputa — que será decidida em segundo turno eleitoral — contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, ele também conta com a ajuda de Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo e grande nome da história do PSDB, como seu vice, no cenário atual. Além de Alckmin e FHC, outros antigos adversários do PSDB também declararam apoio à Lula, como o ex-governador José Serra e o ex-senador Aloysio Nunes.

Apoio do antigo rival

Na última quarta-feira, 5, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicou em seu Twitter que seu apoio, no segundo turno das atuais eleições, vai para o também ex-presidente, Lula. "Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva", escreve FHC.

Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social.
Voto em Luiz Inácio Lula da Silva. pic.twitter.com/xgs6citdJv

— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 5, 2022

Em resposta, o atual candidato à presidência agradeceu ao apoio: "Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz". Lula e FHC disputaram as eleições presidenciais de 1994 e 1998 — ambas com a vitória do tucano —, sendo assim grandes rivais políticos, no passado, como informado pelo g1.

Brasil notícias eleições presidentes Política FHC Fernando Henrique Cardoso apoio Luiz Inácio Lula da Silva Lula

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro