A lagarta-barão-comum registrada pelo fotógrafo Antaryami Das - Divulgação/Instagram/@antaryamiphotography
Reino Animal

Animal que parece folha de planta chama atenção de internautas

A espécie foi compartilhada em uma publicação no Instagram e intrigou por sua aparência peculiar

Isabela Barreiros Publicado em 16/02/2022, às 09h48

Uma publicação feita no Instagram por um fotógrafo no final de janeiro voltou a viralizar nas redes sociais. Trata-se de um animal com uma aparência bastante peculiar, que faz com que ele se assemelhe a folhas de uma planta.

No vídeo postado no perfil do fotógrafo Antaryami Das em 21 de janeiro, é possível ver uma lagarta que parece exótica. Com um corpo comprido amarelo e branco, ela é composta por partes quase transparentes e espinhos verdes.

O bicho acabou intrigando internautas por suas características únicas, mas, como relatou o jornal britânico Daily Mail, é mais comum do que pensamos, podendo ser encontrado em países como Índia, Sri Lanka, além de outras regiões do sudeste asiático.

 

O pequeno animal é conhecido como lagarta-barão-comum e possui como nome científico Euthalia aconthea. Ele é capaz de se camuflar nas plantas, o que permite sua proteção contra predadores e lhes dá sua aparência especial.

Segundo noticiou o portal UOL, a lagarta-barão-comum se alimenta de folhas, como as das mangueiras, por exemplo. A espécie chega a ser considerada uma praga nas plantações de manga em Cingapura.

Além de poder sobreviver em decorrência da técnica de camuflagem, o bicho também possui cores diferentes em relação ao sexo dos animais: as fêmeas são verde-claro enquanto os machos estão mais para o tom do marrom.

História notícia planta Reino Animal Lagarta

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro