O tijolo analisado, que também possui inscrições cuneiformes - Divulgação/ Arnold Mikkelsen e Jens Lauridsen
Arqueologia

Análise de tijolo retirado de antigo palácio assírio surpreende cientistas

Material usado para a construção de 2.900 anos continha vários vestígios de DNA; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 22/08/2023, às 14h56 - Atualizado em 28/08/2023, às 10h15

Um grupo de cientistas publicou no Scientific Reports nesta terça-feira, 22, um estudo detalhando as suas descobertas após realizarem o sequenciamento de DNA descoberto em um tijolo de argila de 2.900 anos.

O material fora utilizado na construção do chamado "palácio do Noroeste", uma construção situada hoje no Iraque que, durante o passado, foi o lar de Ashurnasirpal II, o rei da Assíria. 

O sequenciamento genético realizado pelos pesquisadores revelou que haviam, no tijolo, vestígios dos DNAs pertencentes a plantas de 34 grupos taxonômicos diferentes. De acordo com o LiveScience, o objeto do estudo se mostrou, portanto, uma cápsula do tempo acidental, que permitiu descobrir mais sobre a vegetação que existia no reino assírio há quase três mil anos. 

Método inédito

Ficamos absolutamente emocionados ao descobrir que o DNA antigo, efetivamente protegido da contaminação dentro de uma massa de argila, podem ser extraídos com sucesso de um tijolo de argila de 2.900 anos", disse Sophie Lund Rasmussen, a autora principal do estudo. 

A pesquisa é importante não apenas por revelar a fauna assíria, mas também por mostrar as potencialidades da análise de DNA extraído de dentro de argila, que é um material presente em muitos sítios arqueológicos, abrindo assim as portas para todo um ramo de coleta de informações sobre o passado. 

Um detalhe importante que contribuiu para a preservação do material genético dentro do tijolo analisado, aliás, é o fato que ele não foi queimado (que é uma das técnicas usadas para fazer tijolos assim), e sim deixado secar naturalmente ao sol. 

notícias arqueologia DNA Cápsula do Tempo tijolo

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro