Registro de explosão solar - NASA via Wikimedia Commons
Astronomia

Além da luz: Astrônomos revelam o som emitido pelo Sol

Áudio resultante é uma sonificação baseada nas explosões detectadas e na distância da sonda em relação ao Sol, explicam cientistas

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/01/2025, às 15h30

Com gases ferventes e borbulhantes, o Sol é um ambiente extremamente barulhento. No entanto, esses sons nunca chegam à Terra, pois o espaço é um vácuo, onde as ondas sonoras não podem se propagar como no nosso planeta.

Mesmo assim, cientistas encontraram uma maneira de transformar três anos de erupções solares em um clipe audiovisual, permitindo-nos "ouvir" o som do Sol.

'Música' Solar

As erupções solares acontecem quando o campo magnético do Sol se torce, liberando explosões de energia e partículas carregadas. Esse fenômeno, que pode ser comparado a "fogos de artifício solares", foi traduzido em áudio por um "DJ" da Agência Espacial Europeia (ESA).

Essas explosões se tornam mais intensas à medida que o Sol se aproxima do auge de seu ciclo de 11 anos, conhecido como máximo solar, momento em que seus polos magnéticos se invertem.

A Descoberta

Para criar essa experiência sonora, a ESA utilizou dados coletados pela Solar Orbiter, uma sonda desenvolvida no Reino Unido. O processo, chamado "sonificação", converte os dados das explosões solares em sons audíveis para os humanos, ajustando frequências que normalmente seriam baixas demais para serem percebidas.

"O áudio resultante é uma sonificação baseada nas explosões detectadas e na distância da sonda em relação ao Sol", explicaram as autoridades da ESA, proporcionando uma nova forma de conexão com o astro que sustenta a vida em nosso planeta.

Leia também: John Michell, o padre britânico que previu buracos negros em 1783

Terra notícias estudo sol astronomia erupções solares som do Sol

Leia também

Noivo do "casamento do século" pode pegar prisão perpétua


Criança de 4 anos engole cadeado e passa por cirurgia para remoção


22 anos depois, Nestlé relança o histórico Chocolate Surpresa


Aniversário de São Paulo: Museu da Imigração celebra a arquitetura francesa


Homem que sobreviveu após ser atigindo por raio morre em acidente de trânsito


Surto de vírus fatal na Tanzânia mata pelo menos 8 pessoas