'Ninguém está acima da lei', afirmou promotora responsável pelas acusações
Redação Publicado em 19/01/2023, às 14h19
Um comunicado divulgado pelos promotores do estado norte-americano do Novo México nesta quinta-feira, 19, anuncia que Alec Baldwin e Hannah Gutierrez-Reed serão acusados de homicídio culposo (aquele onde não existe a intenção de matar) devido à morte acidental de Halyna Hutchins.
A diretora de fotografia faleceu após ser baleada no set de filmagens do filme "Rust" em outubro de 2021. O disparo foi feito por Baldwin, se tornando mortal pelo fato da arma cenográfica estar carregada com projéteis reais em vez de balas de festim.
A segunda acusada, Hannah, era a armeira da produção. A jovem de 24 anos estava responsável, portanto, por manter a segurança no uso de armas durante a gravação. Um detalhe relevante é que esse era seu segundo trabalho exercendo a função.
Outro profissional a ser indiciado em conexão com o ocorrido é David Halls, o diretor assistente de Rust. No caso dele, a acusação foi de contravenção penal, que é um crime considerado menos grave. Ele decidiu não levar o caso para tribunal, preferindo se declarar como culpado e negociar sua sentença através de um acordo judicial.
Se qualquer uma dessas três pessoas – Alec Baldwin, Hannah Gutierrez-Reed ou David Halls – tivesse feito seu trabalho, Halyna Hutchins estaria viva hoje. É simples assim (...) Sob minha supervisão, ninguém está acima da lei e todos merecem justiça”, afirmou Andrea Reeb, promotora do Novo México, segundo repercutido pelo The New York Post.
Luke Nikas, que representa o renomado ator norte-americano perante a lei, reagiu ao comunicado reiterando a defesa da inocência de seu cliente:
Esta decisão distorce a trágica morte de Halyna Hutchins e representa um terrível erro judiciário. Baldwin não tinha motivos para acreditar que havia uma bala real na arma —ou em qualquer lugar do set de filmagem. Ele contou com os profissionais com quem trabalhava, que lhe garantiram que a arma não tinha munição real. Lutaremos contra essas acusações e venceremos", concluiu ele em entrevista ao veículo.
Caso Alec Baldwin ou a armeira Hannah Gutierrez-Reed sejam considerados culpados de homicídio culposo, eles podem ser condenados a até 18 meses de prisão ou multados até 5 mil dólares (cerca de 26 mil reais na cotação atual).
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório