Novo filme de Walter Salles, 'Ainda Estou Aqui' conta com a participação ilustre de Fernanda Montenegro em papel emocionante e de destaque
Éric Moreira Publicado em 07/11/2024, às 10h45
Nesta quinta-feira, 7, chegou aos cinemas de todo o Brasil o novo filme 'Ainda Estou Aqui'. Dirigido por Walter Salles, o longa é uma adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva e publicado em 2015, que se passa em meados da década de 1970, quando o país vivia o auge da ditadura militar e se inspira em sua própria família.
Na narrativa, acompanhamos a trajetória da família Paiva — composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus filhos —, que vive um momento extremamente tenso depois que Rubens, um ex-deputado, é levado por militares à paisana e desaparece sem deixar qualquer rastro.
Enquanto precisa cuidar dos filhos, Eunice dedica décadas de sua vida em busca de respostas sobre o que aconteceu com o marido. Nas cenas posteriores, quem interpreta Eunice é a emblemática atriz brasileira Fernanda Montenegro.
Vale mencionar que Fernanda Montenegro já trabalhou com Walter Salles anteriormente em 'Central do Brasil' (1998), que foi indicado do Oscar de Melhor Filme Internacional e rendeu indicação também de Melhor Atriz à própria Fernanda. Mas afinal, como é seu papel no novo filme?
+ Ainda Estou Aqui: Conheça a história real por trás do filme
Quem interpreta Eunice Paiva no filme é principalmente Fernanda Torres; curiosamente, filha de Fernanda Montenegro. A atriz veterana, por sua vez, dá vida à Eunice em seus últimos anos de vida.
Segundo a CNN, um fato sobre Eunice Paiva — mãe do autor do livro, Marcelo Rubens Paiva — é que ela faleceu em 2018, aos 88 anos, e conviveu com o Alzheimer em seus últimos 14 anos de vida.
A escolha de duas renomadas atrizes brasileiras para o elenco compartilhando o mesmo papel, em momentos diferentes da vida, certamente é um fator que chama bastante atenção para o filme — que, mesmo que não influencia na história, a semelhança física entre elas torna mais crível a passagem do tempo.
Porém, caso você espere assistir ambas as atrizes com tempo de tela parecidos, infelizmente Montenegro aparece apenas na cena final, após uma passagem de tempo que leva a história da década de 1970 até 2010, quando Eunice já estava profundamente afetada por sua doença.
'Ainda Estou Aqui' já está disponível nos cinemas brasileiros.
Papa Francisco diverte internautas após gafe nas redes sociais
A curiosa cidade dos Estados Unidos que não pode vender álcool
A confissão de um colega de escola de Kate Middleton: 'Não sei se é apropriado'
Quem veio primeiro: ovo ou a galinha? Estudo bate o martelo
Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica
'Silvio', cinebiografia de Silvio Santos, chega ao streaming; confira!