Dessa vez, internautas apontam semelhanças entre a música ‘To Be Loved’ — da artista britânica — e ‘Eu Te Amo’ de Chico Buarque
Penélope Coelho Publicado em 23/11/2021, às 14h45 - Atualizado às 17h53
No último dia 19, a cantora britânica Adele, de 33 anos de idade, lançou seu mais novo álbum intitulado ‘30’. Desde então, uma das faixas do disco, a canção ‘To Be Loved’ — ‘ser amado’ em tradução literal para o português — se tornou alvo de polêmicas no Brasil.
Nas redes sociais, a artista está sendo acusada de plágio, dessa vez, referente a um trecho da música ‘To Be Loved’, que seria semelhante ao de uma produção brasileira, a canção ‘Eu Te Amo’ lançada em 1980, por Tom Jobim e Chico Buarque.
Alguns internautas compararam trechos das duas canções e apontaram semelhanças, enquanto outros mostram diferenças. As informações foram publicadas na última segunda-feira, 22, pelo portal de notícias Rolling Stone.
pode copiar, só não faz igual #Adele30 pic.twitter.com/bF5h0sQzq3
— Kadu Pacheco (@kadupacheco_) November 19, 2021
O do Chico é uma sequência de acordes com movimento similar, mas em diferentes harmonias, enquanto que a da Adele é simplesmente uma escala descendente no padrão 2-3 1-2 7-1 6-7 e por aí vai. São formas musicais SIMPLES e consideravelmente distintas.
— Thiago (@thiagonvsss) November 19, 2021
Em nota enviada para o jornal Folha de São Paulo, a equipe de Chico Buarque se pronunciou sobre o caso.
Seus representantes negaram que o artista tenha sido vítima de plágio, afirmando que não há semelhança entre a música brasileira e o recente lançamento de Adele.
Confira as duas músicas.
Recentemente, o nome de Adele esteve envolvido em outra polêmica com artistas brasileiros. O compositor da música ‘Mulheres’ Toninho Geraes, processou a cantora, alegando que sua música havia sido plagiada pela britânica na canção ‘Million Years Ago’ presente no álbum 25, lançado em 2015.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro