Hans Niemann é um enxadrista estadunidense que foi acusado de trapacear em mais de 100 partidas oficiais
Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 06/10/2022, às 11h10
Hans Niemann é um enxadrista estadunidense de 19 anos, que foi acusado recentemente de ter trapaceado em partidas oficiais de xadrez, após vitória contra o norueguês invicto há dois anos, Magnus Carlsen. As acusações, por sua vez, vêm sendo cada vez mais confirmadas, graças a investigações realizadas pelas plataformas online de jogo e análises de outros especialistas no jogo de tabuleiro.
Na última quarta-feira, 5, o jovem teve sua primeira aparição pública desde o início das acusações. Pouco depois de derrotar Christopher Yoo, de 15 anos, fazendo uso das peças pretas — naturalmente desfavorecidas no jogo de estratégia —, na rodada de abertura do Campeonato de Xadrez dos EUA, Niemann alegou que não vai recuar frente as acusações recentes, como informado pelo The Guardian.
Acho que este jogo é uma mensagem para todos", disse. "Essa coisa toda começou comigo dizendo que o xadrez fala por si, e acho que este jogo falou por si e mostrou o jogador de xadrez que sou. Também mostrou que não vou recuar e vou jogar meu melhor xadrez aqui, independentemente da pressão que estou sofrendo, e isso é tudo que tenho a dizer sobre este jogo. O xadrez fala por si, é tudo o que posso dizer."
Ainda, quando o entrevistador estava prestes a fazer uma pergunta sobre a partida recém-finalizada, o enxadrista de 19 anos saiu rapidamente do estúdio, mas antes acrescentou: "Você pode deixar para sua própria interpretação, mas obrigado. É isso. Isso é tudo que eu gostaria de dizer, porque foi um jogo tão bonito que nem preciso descrevê-lo."
Hans Niemann foi acusado de trapaça pelo então invicto Magnus Carlsen, após tê-lo vencido e apresentar uma constante ascensão repentina nos rankings. Algumas investigações apontam, de fato, possíveis fraudes cometidas pelo jovem enxadrista de 19 anos em mais de 100 partidas, mas ainda nenhuma foi confirmada.
No que se refere às partidas presenciais, no entanto, diversas teorias surgiram na internet, e dentre elas uma chama especialmente a atenção: de que Niemann recebia informações a partir de vibrações em um plug anal, em código morse. Ele, por sua vez, nega as acusações e diz que trapaceou apenas duas vezes na vida, a primeira aos 12 anos, e a segunda aos 16.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro