Foto da embarcação que estava desaparecida por mais de 77 anos - Divulgação
Naufrágio

77 anos de mistério: pesquisadores acreditam ter encontrado embarcação desaparecida da Segunda Guerra

Cientistas se depararam com os destroços da embarcação que estava desaparecida há décadas

Paola Churchill Publicado em 08/05/2020, às 11h52

Cientistas marinhos da Universidade de Bangor, no norte de Gales, desvendaram um mistério de mais de 77 anos. Isso porque eles se depararam com um naufrágio a mais de 160 quilômetros ao sul da Ilha de Bardsey, na península de Llyn.

Os destroços pertenciam à antiga embarcação LCT 326, que era muito utilizada para descarregar tanques nas praias de Normandia durante ataques terrestres. A antiga embarcação havia sumido sem deixar vestígios em fevereiro de 1943.

Os restos foram localizados a 40 quilômetros de onde o LCT 326 foi avistado pela última vez e as dimensões são bem semelhantes ao modelo do tanque. Embora a causa do sumiço ainda seja um mistério, as evidências sugerem que a embarcação foi alvo de um ataque que resultou no naufrágio.

Imagem sonares do naufrágio do tanque de embarcação/Crédito: Divulgação/Universidade de Bangor

 

 

Essas embarcações altamente especializadas foram construídas em grande número nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial e foram amplamente utilizadas durante operações, como o notório Dia D, em junho de 1944.

De acordo, com Innes McCartney, um dos pesquisadores envolvidos na descoberta, além de terem encontrado os destroços, a pesquisa tem como objetivo identificar o maior número possível de restos de guerra que estão nas águas galesas.

"Esse projeto resultou em muitas descobertas novas e empolgantes relacionadas às duas guerras mundiais, das quais o LCT 326 é apenas um exemplo” afirmou o pesquisador.

A pesquisa é financiada pela Leverhulme Trust que tem como objetivo montar uma exposição em 2021 a “Ecos do fundo: Reflexões modernas sobre o passado marítimo”.

Segunda Guerra Mundial Naufrágio Embarcação

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro