D. Pedro II por Joaquim Insley Pacheco - Arquivo Nacional
D. Pedro II

200 anos de D. Pedro II: palestras celebram a importância do último imperador

Com curadoria de Paulo Rezzutti, palestras promovidas na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano resgatam a importância de D. Pedro II

Thiago Lincolins Publicado em 12/02/2025, às 13h00

Para 2025, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano celebra os 200 anos do nascimento de D. Pedro II, o último imperador do Brasil.

Em parceria com o pesquisador e escritor Paulo Rezzutti, a instituição realizará o Ciclo de Palestras História do Brasil, que relembrará a importância do imperador que entrou para os livros de História.

Além de Rezzutti, autor do livro "D. Pedro II (Vol. 2 Série A história não contada)", o ciclo contará com Dr. José Alberto Ribeiro, diretor do Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa, Cláudia Thomé Witte, historiadora e Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial de Petrópolis.

O ciclo de palestras da Fundação Maria Luisa Oscar Americano - Reprodução

 

Confira a programação completa abaixo!

D. Pedro II, 200 anos: o homem revisto por documentos inéditos (12/04, 11h) 

Em celebração aos 200 anos do nascimento de D. Pedro II, a palestra destacará a reedição ampliada da biografia do imperador brasileiro, escrita pelo autor Paulo Rezzutti.

O evento ocorrerá em um contexto que propõe uma reflexão sobre novas descobertas documentais obtidas em arquivos tanto no Brasil quanto na Europa. Rezzutti discutirá como esses achados, até então desconhecidos, enriquecem a compreensão acerca das relações pessoais de D. Pedro II.

A palestra será acompanhada do lançamento da biografia revisada do imperador, publicada pela Editora Record, o que promete atrair tanto historiadores quanto entusiastas da história brasileira.


O Palácio da Ajuda, em Lisboa, e o Imperador D. Pedro II do Brasil (28/06, 11h)

Na mesma linha, Dr. José Alberto Ribeiro, diretor do Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa, apresentará um estudo sobre as relações familiares de D. Pedro II com seus parentes que ocupavam tronos em Portugal, incluindo sua irmã, a rainha D. Maria II, e seus sobrinhos, os reis D. Luís I e D. Carlos I.

Através da análise de presentes trocados entre eles, Ribeiro mostrará como esses itens refletem laços afetivos e culturais entre as duas cortes.


D. Pedro II e seus laços familiares na Europa (30/09, 11h) 

A pesquisa sobre D. Pedro II prossegue com a apresentação da historiadora Cláudia Thomé Witte, que explorará as conexões europeias do imperador com a família imperial austríaca e suas irmãs que residiam entre Portugal, França, Inglaterra e Itália.

Será dado destaque à sua relação com sua madrasta, D. Amélia de Leuchtenberg, considerada por ele como uma segunda mãe. As correspondências mantidas ao longo dos anos revelam uma história rica em reencontros familiares que ocorreram durante suas viagens internacionais após 1871.


200 anos de D. Pedro II (15/11, 11h)

O ciclo de palestras também contará com a presença de Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial de Petrópolis e professor universitário. Ele apresentará novas percepções sobre o papel de D. Pedro II na construção da identidade nacional brasileira.

Com eventos como esse, espera-se promover uma nova apreciação por um dos mais instigantes personagens da história brasileira, contribuindo para um entendimento mais profundo sobre sua vida e legado.

Os ingressos para o ciclo de palestra podem ser adquiridos no site da Fundação Maria Luisa Oscar Americano e custam R$ 100. 

Brasil Mundo Imperador d. pedro II evento Paulo Rezzutti conteúdo importância palestras

Leia também

Recorde preocupante: Maior peixe-leão do mundo é capturado no Brasil


F1: filme com Brad Pitt é baseado em história real?


Turista americana foge da Austrália após polêmica com bebê wombat


Veículos da Tesla, empresa de Elon Musk, estão sendo incendiados na Europa


Adolescência: entenda o final da série chocante da Netflix


Descoberta de ossada de guerreiros Han revela morte de 'forma humilhante'