Ente os achados estão dois sarcófagos feitos de chumbo com desenhos de uvas e golfinhos
Fabio Previdelli Publicado em 24/07/2023, às 12h19
Na manhã desta segunda-feira, 24, arqueólogos realizavam buscas em um cemitério romano de 2 mil anos atrás quando encontraram 125 tumbas na região de Gaza, cidade da Palestina.
+ Chipre: As curiosas tumbas repletas de pedras preciosas da Idade do Bronze
Os profissionais informaram que a maior parte dos restos mortais encontrados estava intacta. No local também foram identificados dois sarcófagos de chumbo, itens considerados raros, segundo o Ministério de Antiguidades da Palestina.
É a primeira vez na Palestina que descobrimos um cemitério com 125 túmulos, e é a primeira vez em Gaza que descobrimos dois sarcófagos feitos de chumbo", informou Fadel Al-A'utul, especialista da Escola Francesa de Pesquisa Bíblica e Arqueológica, à Reuters.
Segundo repercutido em matéria publicada pelo portal da TV Cultura, os dois sarcófagos de chumbo possuíam decorações um tanto quanto curiosas: um deles possui imagens de uvas e outro de golfinhos.
Sabe-se que a região de Gaza foi um importante entreposto comercial usado pelas antigas civilizações, egípcias na época do império romano.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro