Adolf Hitler supostamente deixando a prisão de Landsberg - Getty Images
Nazismo

Hitler no lugar errado

No Nazismo, a mentira era a alma do negócio

Redação AH Publicado em 18/12/2018, às 13h00

Adolf Hitler foi pioneiro no uso do marketing para promover a própria imagem. A apresentação de si mesmo como o salvador da nação, a glorificação dos alemães como raça superior e a endemoniação dos judeus foram frutos de um intenso trabalho de propaganda. Tudo nunca passou de uma orquestração vazia e mentirosa.

Um exemplo é esta foto, que pretensamente mostra Adolf Hitler deixando a prisão de Landsberg, em 20 de janeiro de 1924, onde cumpriu nove meses, acusado de traição. O fotógrafo Heinrich Hoffmann queria registrar a libertação para mostrar ao mundo que “Hitler estava de volta”. E conseguiu. A foto foi reproduzida mundialmente. Mas contava uma mentira. Hitler não estava diante da prisão de Landsberg. Seus guardas proibiram fotos da entrada do presídio.

Hitler foi levado, então, até a entrada da parte antiga da cidade. O local foi escolhido porque “lembrava a atmosfera de uma fortaleza”. Era uma das primeiras das muitas mentiras que acompanhariam Hitler até a sua morte, 21 anos mais tarde.

Nazismo Alemanha Idade Contemporânea Adolf Hitler História Hitler prisão fotografia fotógrafo Landsberg manipulação Heinrich Hoffmann mentira

Leia também

Artista imagina como seriam importantes figuras históricas nos dias atuais. Confira as imagens!


Com Paul Mescal e Pedro Pascal: primeiras imagens de 'Gladiador 2' são divulgadas


Relembre o período em que a suástica nazista esteve 'na moda' entre os punks


O que são os retratos de Fayum, relacionados a descoberta no Egito


Imagens: A impressionante múmia milenar encontrada amarrada no Peru


Fascinado por fotografia: O rico acervo fotográfico de Dom Pedro II