Antes de falecer, o imperador fez um pedido final inusitado e que recentemente gerou polêmica; entenda
Redação Publicado em 02/09/2022, às 16h10
Considerado uma das figuras históricas mais importantes do Brasil, Dom Pedro I reinou entre 7 de setembro de 1822 até 7 de abril de 1831. Contudo, apenas três anos depois que abdicou do trono, acabou vindo a óbito. Mas afinal, você sabe qual foi o último desejo do imperador?
Após renunciar do seu cargo de imperador, Dom Pedro I retornou para Portugal, onde contraiu pouco tempo depois uma grave tuberculose, que o levou a morte, em 24 de setembro de 1834.
No entanto, em seu leito de morte, o monarca revelou seu último desejo: ser enterrado com o uniforme de general do quinto batalhão de caçadores e que seu coração fosse para Porto.
Para isso, o órgão do imperador foi conservador. Contudo, recentemente o pedido de Dom Pedro I tem gerado polêmica nas redes sociais, uma que vez que muitos internautas questionaram o porquê do coração ser conservado por 180 anos. Há quem questione, ainda, o custo de trazê-lo de Portugal para o Brasil.
Para saber mais sobre o assunto, ouça agora o podcast abaixo 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares.
Para ouvir outros episódio inéditos e conferir a programação completa, clique aqui!
Nascida em 1775, na região costeira de Guangdong, na China, Zheng Yi Sao — até então conhecida como Shih Yang — teve uma infância humilde, visto que a desigualdade social e econômica predominava. Contudo, a vida da jovem mudou por completo, tornando-se uma das piratas mais temidas da História.
Roy Chapman Andrews: O homem da vida real que teria inspirado Indiana Jones
Entretenimento mortal: confira 5 curiosidades sobre os gladiadores
Há 231 anos, Maria Antonieta enfrentava seu destino trágico na guilhotina
Os momentos finais de Che Guevara, morto há 57 anos
De Roanoke a sequestrador: 4 desaparecimentos que seguem um mistério
Veja 5 contribuições importantes de Da Vinci para a Ciência